Silvio Santos: Niterói fez parte do início da brilhante carreira do comunicador
"Cidade sorriso" fez parte dos primeiros passos do empresário, que nos deixou neste sábado (17)
Silvio Santos é, sem dúvida, um dos maiores comunicadores da história do Brasil. O apresentador, dono do SBT, nos deixou na madrugada deste sábado (17), mas seu legado é eterno. Por trás da gargalhada, das brincadeiras, dos incontáveis momentos que marcaram a TV brasileira, existe a figura de um homem com um talento incrível para o empreendedorismo.
Ele soube como poucos, explorar o potencial da economia popular e dos meios de comunicação de massa para criar um império empresarial que vai muito além do SBT. Mas, o que nem todos sabem, é que a cidade de Niterói tem uma boa contribuição para a história de sucesso de Silvio Santos.
Ao completar 18 anos, Silvio foi convocado pelo Exército e passou a servir na Escola de Paraquedistas, onde chegou até a realizar alguns saltos. Nessa época, ele já trabalhava como camelô. Portanto, ficou incompatível conciliar as duas coisas. Mais novo, Silvio tinha sido convidado a fazer um teste na Rádio Guanabara. Ele passou em primeiro lugar, mas optou por trabalhar como ambulante, já que faturava mais. Desse momento em diante, Silvio Santos decidiu retornar a locução, em uma rádio em Niterói em seus dias de folga, para conseguir uma renda extra.
Leia também:
▸ Um dos maiores nomes da TV no Brasil, Sílvio Santos morre aos 93 anos
▸ PF prende ex diretor da Petrobras que estava foragido
Niterói - Para trabalhar em Niterói, Silvio utilizava o serviço das barcas. Em uma das viagens, ele teve a ideia de montar um serviço de alto-falantes no transporte, que até aquele momento, era silencioso. Nos intervalos entre uma música e outra, ele fazia propagandas de alguns produtos.
A iniciativa fez tanto sucesso que algumas barcas passaram a contar com um bar e um bingo. Ao comprar uma bebida ou refrigerante, o consumidor ganhava uma cartela de bingo para concorrer a prêmios como jarras e quadros. Silvio Santos também foi o autor dessas ideias.
Desde bem jovem, já era nítido a capacidade empreendedora de um dos maiores apresentadores, empresários, artistas e comunicadores que o Brasil já teve.