Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 6,0664 | Euro R$ 6,3624
Search

Niterói ganha primeiro laboratório 5G do estado do Rio

Objetivo é desenvolver uma mão de obra qualificada para trabalhar com a tecnologia

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de março de 2021 - 12:47
Laboratório é o primeiro de 12 previstos para serem inaugurados
Laboratório é o primeiro de 12 previstos para serem inaugurados -

A empresa chinesa de tecnologia Hauewi inaugurou o primeiro laboratório 5G do estado do Rio de Janeiro na última sexta-feira (12), em Niterói. Fruto de uma parceria entre a Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e a multinacional chinesa, o espaço está localizado no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), no Centro da cidade, e tem como objetivo desenvolver uma mão de obra qualificada para trabalhar com o 5G no país. 

O laboratório inaugurado é o primeiro de 12 previstos para serem inaugurados pela empresa. O objetivo da empresa é capacitar jovens para atuarem com a nova tecnologia no mercado de trabalho.

“Hoje, já existe um gap no mercado de profissionais capacitados para atuar na instalação de fibra óptica, utilizados para cobrir demanda de banda larga fixa. Com as novas redes 5G, esta demanda tende a aumentar. Ao mesmo tempo, existe uma parcela de jovens ociosos, que por diversas razões não conseguem se qualificar para atuar no mercado de trabalho. Com esta parceria, que selamos com a Unisuam e a Acierj, estamos, não apenas combatendo o desemprego e dando cursos de alta qualidade para estes jovens, mas também investimento do desenvolvimento da infraestrutura do país”, disse Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei.

Dados do IBGE apontam que a taxa de desemprego entre os jovens é de 29,7%, para tentar mitigar o problema, a Huawei investe em projetos de capacitação de jovens a fim de gerar mão de obra qualificada para atuar no mercado cada vez mais digital. Uma dessas iniciativas são os laboratórios de fibra óptica (ffth/fttx), o projeto prevê a doação de 12 laboratórios para ensino prático que estarão espalhados pelas 5 regiões do Brasil. Um deles foi inaugurado em Niterói, cidade do sudeste do país, conhecida com um grande polo educacional e que está se transformando no grande centro de tecnologia do Rio de Janeiro.

O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), disse que a iniciativa será importante para minimizar impactos da economia e auxiliar na capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

"Niterói foi escolhida para receber essa iniciativa que vai desenvolver mão de obra qualificada, mirando a área tecnológica. Nesse momento, em que é preciso minimizar o impacto da pandemia, a inovação e o uso de novas tecnologias se tornam ferramentas imprescindíveis na estratégia rumo ao desenvolvimento econômico sustentável e com justiça social. Niterói é a cidade mais inteligente do Estado do Rio, temos expressivos índices de escolaridade e o privilégio de abrigar importantes centros universitários. Toda esta vocação e capital humano precisam, cada vez mais, se transformar em melhorias para a qualidade de vida, sobretudo, daqueles que mais precisam. Tenho certeza que esta parceria entre a Unisuam, a Acierj e a Huawei se traduzirá em oportunidades para nossos jovens e combustível para nossa retomada", disse.

A expectativa da Associação Comercial é que a nova tecnologia possa auxiliar empresários e o setor econômico de Niterói e do estado do Rio de Janeiro. 

“A Associação, tradicionalmente, une os empresários e poder público da cidade buscando um consenso e novas perspectivas que possam gerar emprego, renda e alavancar a economia. Com a pandemia o cenário econômico em todo mundo mudou, em Niterói não seria diferente. A cidade tem um mercado extremamente promissor, foi apontada por diversas instituições como um dos melhores municípios do Brasil, com população acima de 100 mil habitantes, para investimentos”, celebrou o presidente da Acierj, Luiz Paulino Moreira Leite.

Matérias Relacionadas