Filas na pandemia: pessoas se aglomeram para retirar encomendas não entregues pelos Correios de SG
Conheça os lockers dos Correios!
Mesmo em meio à pandemia do coronavírus, idosos, jovens e adultos de todas as idades estão se aglomerando nos postos dos Correios em São Gonçalo para buscar suas encomendas. Mesmo comprando produtos pela internet e solicitando que os mesmos sejam entregues em suas casas, pagando inclusive os fretes, as pessoas ainda têm que se deslocar e gastar tempo nas filas de duas filiais dos Correios em São Gonçalo: a do Mutuá e a do bairro Zé Garoto. O SÃO GONÇALO percorreu as unidades para mostrar o descaso com a população.
Na filial dos Correios localizada no Mutuá, as pessoas aguardavam cerca de 20 a 40 minutos para retirar um produto. Mesmo assim, a situação incomoda, já que a fila de pessoas acaba esperando na beira da rua e próximo a pontos de ônibus, de onde descem e sobem passageiros constantemente, com isso, a fila dos transportes públicos e a dos Correios se confundem.
"Eu sempre tenho que passar por isso, já que nunca entregam lá em casa. A gente paga o frete e quer que chegue lá na nossa residência, mas nunca chega. O ruim é enfrentar essa fila debaixo do sol e na pandemia, é um incômodo!", contou o dentista Vagner Andrade, de 23 anos, que soube que poderia retirar a encomenda de sua tia na filial dos Correios a partir da noite de ontem (22).
Já a recepcionista Simone Araújo, de 50 anos, comentou que recebeu a confirmação de que teria que retirar seu pedido há cerca de 4 dias. "É uma sensação horrível ter que vir aqui retirar o meu produto. Você fica sem opção, pois ou você vem buscar a mercadoria ou ela volta para o remetente. Eles nunca me ligam pra avisar nada, quando eu vejo, a encomenda já chegou aqui e fica aguardando a retirada", contou ela que estava há 20 minutos na fila e se encontrava ainda na metade do caminho.
No bairro Zé Garoto, a situação se repete e, de certa forma, também se complica. Quando nossa equipe esteve no local, haviam duas filas: na primeira, a pessoa entrava na agência e descobria que sua encomenda estava em outra parte da filial do Correio, com isso, ela acabava enfrentando a segunda fila para retirar o produto. Quem contou isso foi a técnica de radiologia Glaucia do Nascimento, de 38 anos, que teve que usar seu dia de folga para ficar na fila dos Correios. "Eu aproveitei a folga pra vim aqui. Estou na fila desde às 8h da manhã (já eram 11h) e ainda não fui atendida. É muito cansativo! Eu acho um abuso pagarmos o frete caro e termos que vim buscar na agência dos Correios. É sempre essa situação, não é a primeira vez que isso ocorre comigo", contou a moradora do Paraíso que recebeu a confirmação de que poderia retirar seu produto nos Correios no último dia 15.
A aposentada Jane Gonçalves Francisco sofre com problemas pulmonares e na vesícula, mas, mesmo assim, teve que enfrentar o sol e a fila para ter sua encomenda. "Cheguei eram 9h da manhã, enfrentei a primeira fila e o rapaz disse que minha encomenda seria retirada na segunda fila, aí vim pra cá. A encomenda nem é minha, é da minha vizinha, mas eu que comprei no meu nome para ela. No meu caso, eu só soube que estava aqui hoje quando eu mandei um e-mail pra empresa que eu comprei perguntando sobre o meu produto, aí que me informaram que estavam aqui. Com certeza, eu vou pedir o reembolso do frete caro que paguei. É um abuso, uma falta de respeito! Da última vez, a minha encomenda voltou daqui mesmo e dessa vez eu vim logo pelo medo de acontecer o mesmo. Falam que onde eu moro (no Lindo Parque) é zona de risco e por isso não entregam lá, mas onde em São Gonçalo que não é?", contou ela que, às 11h, ainda estava no final da fila.
Procurado, os Correios informou que lamentam os transtornos e informam que, devido a decretos municipais/estaduais ou ainda em virtude dos protocolos preventivos adotados pela empresa para segurança de todos - como sanitização de ambientes e afastamento de empregados em grupo de risco –, podem ocorrer algumas alterações pontuais no serviço. Porém, a rotina de entrega permanece sendo executada.
Situações pontuais, quando reportadas à empresa por meio dos canais oficiais de relacionamento, são prontamente averiguadas e solucionadas. Os Correios seguem à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.
Em matérias anteriores, O SÃO GONÇALOjá havia noticiado também como a situação de enfrentar as filas nas agências era complicada.
Armários inteligentes (lockers)
No dia 30 de dezembro de 2020, os Correios lançaram os armários inteligentes ou lockers. Estes são armários, que ficarão localizado em pontos de fácil acesso, nos quais o consumidor terá acesso direto. Para usar o locker, o usuário terá que cadastrar um idCorreios pelo aplicativo dos Correios e solicitar que sua encomenda seja entregue nesse armário ainda na hora da compra. A partir daí, quando a encomendar chegar no locker, o usuário será notificado e poderá abrir o armário com um código ou o QR Code disponibilizado pelos próprios Correios.
Com a novidade, os Correios prometem mais segurança na entrega dos produtos e ajuda na circulação de pessoas, que vão enfrentar menos filas.
A ideia é expandir os lockers ainda no primeiro semestre de 2021.
Em relação ao Locker dos Correios em São Gonçalo, a cidade já conta com um armário, instalado na Rua Juvenal Figueiredo, 1401 - Colubandê. A previsão é que novos lockers sejam instalados no município nos próximos meses.
No momento, os Correios contam com terminais nos seguintes pontos do Rio de Janeiro: agências Central, Botafogo, Copacabana, Duque de Caxias, Hannibal Porto, Méier, Niterói, Nova América, Presidente Juscelino, Presidente Vargas; Estação Central do Brasil e Barra Shopping.
Os Correios lamentam os transtornos e informam que, devido a decretos municipais/estaduais ou ainda em virtude dos protocolos preventivos adotados pela empresa para segurança de todos - como sanitização de ambientes e afastamento de empregados em grupo de risco –, podem ocorrer algumas alterações pontuais no serviço. Porém, a rotina de entrega permanece sendo executada.
Situações pontuais, quando reportadas à empresa por meio dos canais oficiais de relacionamento, são prontamente averiguadas e solucionadas. Os Correios seguem à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.