IAB publica nota de repúdio referente a Ordem do Dia emitida pelo ministro Walter Braga
O instituto ressalta em nota que a atitude do ministro da Defesa não é uma surpresa
Nesta quarta-feira (31), o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) publicou uma nota de repúdio referente a Ordem do Dia emitida pelo ministro da Defesa, Walter Braga Neto, ao qual “enaltece o golpe de 31 de março de 1964”. Na nota assinada por Rita Cortez, presidente nacional da entidade, é afirmado que na data, o Brasil registrou 318 mil óbitos, 15 milhões de desempregados e mais milhares de pessoas que passam fome, tornando impossível uma comemoração.
“Historiadores, cientistas políticos e principalmente as vítimas que sobreviveram às perseguições, torturas e mortes por serem opositores ao governo militar, atestam que o golpe de 64, além de cassar mandatos e de tentar calar adversários do regime, fechando inclusive jornais, provocou uma das maiores recessões da história da economia do País, provocando desemprego em massa e pobreza absoluta – prova de que o chamado ‘milagre econômico’ era na verdade uma ilusão”, criticou o IAB.
O instituto chega a ressaltar que a atitude do ministro não é uma surpresa, dizendo que o presidente Jair Bolsonaro compartilharia das mesmas ideias consideradas contrárias à Constituição e ao pacto democrático de 1988. A autorização imposta pela Judiciário para a comemoração do golpe foi uma das pautas ditas em nota, com uma crítica as reais preocupações do governo perante a sociedade e pela observância da Constituição Federal, com repúdio a celebração de “torturadores, lembrando que tortura é crime hediondo, segundo a Lei 8.072/90”.