Dólar R$ 5,7322 | Euro R$ 6,2309
Search

Funcionários e usuários do Hospital Orêncio de Freitas fazem ato pedindo revitalização: 'Partes do teto caindo'

Há pouco tempo, circulavam boatos de que o hospital seria fechado, o que foi negado

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 09 de dezembro de 2021 - 12:50
O hospital é referência em outros lugares do Rio
O hospital é referência em outros lugares do Rio -

Membros da sociedade civil, funcionários do Hospital Orêncio de Freitas, conhecido como Hospital dos Marítimos, e usuários da unidade hospitalar se reuniram, na manhã de ontem (08), pedindo melhorias e salientando que não querem o fechamento do hospital. Há poucas semanas, circularam boatos de que a unidade seria fechada, o que já foi negado pela Prefeitura de Niterói ao OSG, no entanto, as pessoas pedem que ocorram reformas na infraestrutura e na segurança do hospital. O ato ocorreu na Dr. March, no Barreto, em Niterói, e contou com o apoio de carros de som, de uma viatura policial e placas com dizeres sobre a luta.

Nézio Francisco Pereira, de 44 anos, que é diretor jurídico do Sindicato de Trabalhadores de Asseio e Conservação (Sintacluns), também atua como conselheiro gestor da unidade de saúde. Ele explicou quais são os principais motivos do ato de hoje. 

"Nós estamos lutando para revitalizar o hospital. O ambulatório, por exemplo, está fechado e queremos que reabra. Além disso, os elevadores precisam de manutenção, já que estão há anos sem. É necessário também fazer uma obra na parte interna e elétrica da unidade, já que têm partes do teto caindo. Também queremos focar na questão da segurança, para que sejam colocados guardas municipais no local ou até que seja contratada uma empresa de segurança para evitar roubos de carros na região, já roubaram carros até de médicos, além disso, pedimos que sejam instaladas cancelas para que possam haver esse controle na unidade. Um outro problema é que muitas pessoas ao redor do hospital não possuem nem esgoto para viver, ou seja, saneamento básico", contou ele que afirma que também existem problemas de infraestrutura na encosta na qual o hospital se localizada. 

O ato reuniu diversos manifestantes de diversas categorias
O ato reuniu diversos manifestantes de diversas categorias |  Foto: Arquivo pessoal
 

Nezio explicou que a manifestação foi decidida em uma reunião de ontem (07) do Conselho Gestor da unidade, que voltou a funcionar também recentemente devido aos problemas do hospital. Nézio ainda comentou sobre os boatos de que a unidade de saúde seria fechada. 

"Segundo informações da diretoria, esse tema de fechar o hospital não está em pauta hoje na Secretaria de Saúde, mas anteriormente circularam informações de que o hospital fecharia sim e uma parte seria da unidade seria transferida para o Hospital Oceânico. Após cobrarem nas redes sociais e fazerem abaixo-assinados (como noticiado pelo OSG), eles afirmaram que não iriam mais fechar o local. Agora, queremos também um esclarecimento por escrito, afirmando que realmente a unidade não será fechada", contou ele. 

O ato reuniu diversos manifestantes de diversas categorias
O ato reuniu diversos manifestantes de diversas categorias |  Foto: Arquivo pessoal
 

O Hospital Orêncio de Freitas tem anos de tradição em Niterói. "Mesmo que o hospital continue aberto, precisamos de garantia de que ele não vai continuar sucateado como está, por isso, a revitalização é necessária. Tem pacientes esperando anos em fila para atendimento e agora com o Conselho Gestor reestabelecido nós vamos cobrar isso tudo em eventos e conferênciais municipais de saúde", afirmou ele.

O hospital tem mais de 80 anos de história e é referência em cirurgia gástricas até fora do eixo Niterói/ São Gonçalo, atendendo pacientes de outros cantos do estado como Silva Jardim, por exemplo. Além do ato de hoje, ocorrerá também um abraço simbólico pela unidade no dia 15, às 10h, na própria unidade de saúde.  

O hospital é referência em Niterói e em outros lugares do Rio
O hospital é referência em Niterói e em outros lugares do Rio |  Foto: Filipe Aguiar
Em resposta ao caso, a Prefeitura de Niterói, por meio da  Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que não procede a informação do fechamento do Hospital Orêncio de Freitas. "A unidade segue em funcionamento normal, atendendo a população".

Matérias Relacionadas