Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,8015 | Euro R$ 6,142
Search

Natal solidário: Veja como ajudar organizações sociais em São Gonçalo e região

Iniciativas impactam quase mil famílias da região

relogio min de leitura | Escrito por Claudionei Abreu | 17 de dezembro de 2021 - 14:00
Juventude em Ação promove evento de Natal para crianças em Maricá
Juventude em Ação promove evento de Natal para crianças em Maricá -

Por conta da alta da inflação, que elevou o preço dos alimentos, e os altos índices de desemprego, muitas famílias terão que 'apertar os cintos' na ceia de Natal de 2021. Pensando em uma forma de colaborar com pessoas afetadas por essas situações, diversas organizações sociais de São Gonçalo, Niterói e Maricá realizarão atividades e ações voltadas para jovens e adultos na reta final deste ano.

O SÃO GONÇALO conversou com idealizadores das iniciativas. Além de conhecer a história dos projetos, também é possível colaborar através de doações de alimentos, brinquedos ou em dinheiro, além da possibilidade de apadrinhar crianças e se tornar um voluntário fixo dos movimentos.

POR GENTILEZA - Idealizado por Thamiris Santos Trindade, de 30 anos, o projeto Por Gentileza realizará uma Ceia de Natal para moradores da comunidade do antigo lixão de Itaoca, no Complexo do Salgueiro. Thamiris conta que começou a atuar como voluntária em coletivos da cidade em 2014, quando conheceu a região de Itaoca. "Em 2016, decidimos iniciar um coletivo que fizesse vários tipos de ações no lixão e fosse lá mais vezes por semana", conta. 

A primeira edição do Natal Solidário realizado pelo Por Gentileza na comunidade de Itaoca foi em 2016, mas em 2021 será a primeira vez que o grupo realizará um evento no modelo de ceia solidária para famílias de ex-catadores do antigo lixão do bairro. Atualmente, o projeto conta com seis pessoas na organização e cerca de 250 voluntários. 

Quem quiser doar os alimentos, pode entrar em contato com o número (21) 96988-7197 (Thamiris Santos) e agendar a retirada, se for de São Gonçalo. Quem quiser fazer doações financeiras, é só utilizar a chave Pix  (21) 96988-7197. O evento será realizado no dia 26 de dezembro. O ponto de encontro será na praça do bairro Nova Cidade, às 10h, de onde o grupo seguirá junto até o local do evento. 

INSTITUTO IMPACTO - A iniciativa tem como uma das líderes Mayone Ribeiro, de 28 anos, que ocupa a função de coordenadora de mobilização de recursos. Em 2021, será o 6º Natal Solidário realizado pelo grupo no Conjunto da Marinha, no bairro Palmeiras, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. "O Movimento Impacto já realiza um projeto social constante na região, com aulas de reforço escolar, voltada para o desenvolvimento pessoal das crianças. Além disso, sempre realizamos os eventos de Natal, que é uma época especial para todos nós", conta. 

Ao todo, cerca de 200 pessoas são impactadas pelo grupo, segundo os organizadores. A iniciativa reúne voluntários, alunos e familiares. "Sempre realizamos o evento de Natal junto com a formatura que fazemos para as crianças que participam das aulas de educação. Então, sempre é uma grande festa para a comunidade", afirma Mayone.

Segundo a organizadora, as principais doações que o projeto necessita são alimentos para a realização da ceia. Quem quiser doar os alimentos pode entrar em contato com o número (21) 96568-7541 (Mayone Ribeiro) e agendar a retirada, ou fazer um doação em dinheiro para a chave Pix 134.464.547-05. O evento será realizado no sábado (18), a partir das 14h. 

Instituto Impacto desenvolve projetos de educação para crianças do Salgueiro, em SG
Instituto Impacto desenvolve projetos de educação para crianças do Salgueiro, em SG |  Foto: Divulgação

JUVENTUDE EM AÇÃO - Completando sete anos de existência, o grupo Juventude em Ação realiza eventos de Natal Solidário desde a sua fundação em Maricá. Idealizado pelo jovem Victor Bernardo, 23 anos, a organização realiza diversas atividades, como eventos esportivos, ações sociais e de conscientização política. Ao todo, a iniciativa conta com mais de 150 voluntários. 

"A gente começou o projeto no final de 2014 depois de percebermos um abandono da juventude na cidade. Nosso objetivo inicial era realizar eventos esportivos para oferecer atividades de lazer aos jovens, mas o nosso primeiro projeto acabou sendo um evento social, com o Natal Solidário, aproveitando o período de final de ano", conta. 

De acordo com Victor, assim como em 2020, o evento neste ano terá um formato diferenciado devido à pandemia de Covid-19 e também à epidemia de gripe no estado do Rio e à circulação da nova variante Ômicron. 

"O novo formato é em carreata, na qual passamos por alguns bairros da cidade realizando a distribuição de brinquedos para as crianças. Optamos por fazer dessa forma para manter o distanciamento e assegurar a segurança de todos os participantes. Vamos começar no bairro Itapeba, passando pelo Caxito e finalizando na Mumbuca", diz o organizador.

As principais doações solicitadas pelo grupo são de brinquedos. Os interessados em doar os materiais podem entrar em contato com o número (21) 97257-6597 (Victor Bernardo) ou realizar uma doação em dinheiro para a chave Pix (21) 97257-6597. O evento será realizado no dia 19 de dezembro, a partir das 15h.

OCUPAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA DO VIRADOURO (OCA) - Criado como uma resposta à violência do Estado, a partir de uma ocupação policial iniciada em agosto de 2020, OCA é ocupação em forma de protesto estético das moradoras do Morro da União, na comunidade Viradouro, em Niterói. O projeto pretende ser um espaço real e virtual de atividades artísticas, no qual são realizadas intervenções que representam a arte e o perfil da comunidade. Neste ano, a OCA também realizará Natal Solidário para as crianças e moradores da comunidade. 

Eloanah Gentil, uma das coordenadoras da OCA, conta que o Natal Solidário do Viradouro terá um perfil diferente. Para participar, os interessados podem apadrinhar uma das crianças envolvidas. Ao todo, cerca de 200 pessoas são impactadas pela iniciativa. "A OCA pretender seguir estimulando a arte em nossa favela, para possibilitar a construção de futuros positivos, mais humanos e cheios de paz", conta. 

Os interessados em apadrinhar as crianças podem entrar em contato com (21) 99136-4418 (Eloanah) ou pela rede social da OCA no Instagram.

*Sob supervisão de Cyntia Fonseca

Matérias Relacionadas