Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5924 | Euro R$ 6,1992
Search

Gonçalense vende balas em sinal para ajudar no tratamento de câncer da esposa

Morador do bairro Itaúna tem enfrentado desafios para apoiar a esposa

relogio min de leitura | Escrito por Claudionei Abreu | 31 de janeiro de 2022 - 17:56
Luiz Claudio trabalhou como maçariqueiro por 20 anos
Luiz Claudio trabalhou como maçariqueiro por 20 anos -

A luta contra o câncer está presente na vida de milhares de brasileiros. Em 2020, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) registrou cerca de 600 mil casos, entre homens e mulheres. Em São Gonçalo, um morador do bairro Itaúna tem travado verdadeiras batalhas para apoiar o tratamento da esposa e, para isso, começou a vender doces e balas no sinal para arrecadar recursos.

Luiz Claudio de Oliveira Lima, de 59, é casado com Deise Mery Silveira dos Santos, de 62, que descobriu dois nódulos na mama, em 2019. O diagnóstico e a quimioterapia foram feitos no Centro Municipal de Oncologia de São Gonçalo, localizado no Centro da cidade. Em 2020, por conta da pandemia, o casal viajou para Itaperuna, onde mora a mãe de Deise, e lá ela realizou uma cirurgia para retirada dos nódulos. 

"Graças a deus existe esse Centro Oncológico em São Gonçalo, que é público, e conseguimos realizar nele maior parte do tratamento que ela necessitava, sem precisar ir para outras cidades distantes", contou Luiz Claudio. 

O gonçalense, que é maçariqueiro, conta que trabalhou em estaleiros durante 20 anos, mas foi dispensado em 2010 e desde então não atua mais na profissão.

"Sempre trabalhei para sustentar nossa casa, mas a situação complicou um pouco com a pandemia. Depois que descobri o diagnóstico da minha esposa, comecei a vender empadinhas, doces e balas no sinal para conseguir dinheiro para o tratamento. Eu faço isso porque amo minha esposa e vou ajudá-la no que for preciso, assim como ela já me ajudou várias vezes durante o tempo que estamos juntos", conta.

Após a cirurgia para retirada dos nódulos, Deise irá iniciar a etapa de radioterapia, que consiste na utilização de radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. 

"Esse tratamento será feito por ela em Niterói e eu terei que acompanhá-la todos os dias, já que ela não pode andar sozinha. Será um novo desafio: ir com ela de manhã para fazer a radioterapia em Niterói e voltar para São Gonçalo para trabalhar fazendo as vendas no sinal à tarde", conta o vendedor.

Atualmente, Luiz Claudio está vendendo os doces, balas e empadinhas no sinal de trânsito do Mutuá, em direção ao bairro São Miguel. Quem quiser ajudar o gonçalense através de doações pode fazer uma transferência para a chave Pix 732.278.467-72 (Luiz Claudio/Caixa Econômica Federal) ou entrar em contato através do número 22 99205-7257.

*Estagiário sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas