OSG faz por você: Após reportagem, Enel soluciona problema de cliente que recebeu conta de R$ 3 mil
Caso foi apresentado por O SÃO GONÇALO na última quarta-feira (9)
A concessionária de energia Enel solucionou o problema de uma moradora do bairro Raul Veiga, em São Gonçalo, que estava recebendo sua conta de luz com valores desproporcionais ao consumo. Somente em fevereiro a fatura registrou R$ 3 mil. A ação da empresa foi realizada após reportagem de O SÃO GONÇALO.
Saiba mais: Gonçalense vai à Justiça após receber conta de luz de R$ 3 mil
Na quarta-feira (9), O SÃO GONÇALO noticiou que a gonçalense Luana Campos entrou com uma ação na Justiça após receber faturas com seguidos aumentos expressivos em sua conta de energia elétrica. De acordo com ela, o problema começou em novembro de 2021, quando sua conta, que até então era em torno de R$ 300, chegou a R$ 900. Em dezembro, o valor foi de R$ 2 mil; em janeiro, novamente de R$ 900; e em fevereiro, R$ 3.100.
Luana contou também que entrou em contato com a empresa diversas vezes pedindo esclarecimentos sobre o valor e não obteve nenhuma resposta ao longo de quase quatro meses. Além disso, ela informou que técnicos da Enel também estiveram na residência e não identificaram fugas de energia ou "gatos", o que poderia explicar o aumento das faturas.
Questionada pela reportagem, a Enel informou, em nota encaminhada na noite de quarta-feira (9), que uma equipe técnica seria enviada ao endereço no dia seguinte (10) para substituir o equipamento de medição do consumo de energia do cliente por um novo. A concessionária também disse que enviou o equipamento antigo ao laboratório para aferição.
Na manhã de quinta-feira (10), técnicos da Enel estiveram no local, conforme prometido pela empresa, e realizaram a troca da caixa de energia.
"Graças à reportagem do jornal O SÃO GONÇALO a empresa Enel deu a devida atenção ao meu problema que se arrasta desde novembro de 2021. Depois de incontáveis ligações para empresa, pedidos de refaturamento e questionamento sobre o consumo de energia estar vindo tão alto sem justificativa, a Enel mandou seus funcionários para fazer a retirada da caixa de energia que fica no poste (que foi para análise) e a troca do medidor, afim de solucionar o problema", celebrou Luana Campos.
A gonçalense também disse que recebeu orientação dos técnicos da Enel para monitorar o consumo de energia.
"Além de solucionar o problema, também recebemos orientação para monitorar o nosso consumo diário através do medidor, dando um parâmetro de quanto deve ser o nosso gasto de acordo com os aparelhos que temos em casa. Essa foi uma explicação que não tivemos antes e que teria feito total diferença", contou.
Justiça fixa novo valor da conta de luz
A juíza Flávia de Azevedo Faria Rezende Chagas, da 3ª Vara Cível de São Gonçalo, onde o caso está sendo analisado, deu decisão favorável à Luana e proibiu o corte de energia elétrica na residência, além de fixar multa à Enel em caso de descumprimento.
"As alegações da parte autora são verossímeis e o corte no fornecimento do serviço poderá causar perigo de dano irreparável. Sendo assim, defiro a antecipação dos efeitos da tutela para que a parte ré se abstenha de suspender o fornecimento do serviço, ou, caso já o tenha feito, que proceda ao religamento no prazo de 24 h, sob pena de multa diária de R$ 100,00 (Cem reais)", diz um trecho da decisão.
A magistrada também determinou uma nova base de cálculo para o valor da tarifa de energia da residência de Luana.
"A parte autora [...] deposite, para cada mês por ela impugnado e que esteja em aberto, a importância referente à média de consumo dos 6 meses anteriores a onerosidade alegada, sob pena de revogação da liminar", decidiu a juíza.
*Sob supervisão de Cyntia Fonseca