Com casa fechada, gonçalense recebe conta de energia de R$ 726 : "Estou desesperado!"
Morador estava viajando no período da alta cobrança
Mais um gonçalense tem passado por dores de cabeça por causa de cobranças de energia feitas pela concessionária Enel. Depois de OSG trazer a público o caso da moradora do bairro Raul Veiga, Luana Campos, que passou a receber contas de luz que chegavam a mais de R$ 3 mil e chegou a denunciar a situação judicialmente, foi a vez de outro gonçalense se manifestar sobre uma situação parecida. O produtor cultural Luis Felippe de Mattos Maio, de 36 anos, sempre recebeu cobranças que variavam mais de R$ 600 da Enel, mesmo afirmando não gastar tudo isso de luz por mês. No entanto, em fevereiro, ele viajou e passou praticamente um mês inteiro fora de casa, na Bahia. Quando retornou para seu lar, ele teve uma surpresa: sua conta de luz registrava uma cobrança de R$ 726, o valor mais caro que ele já recebeu.
"Eu moro num prédio de 3 andares. No segundo andar tem uma clínica de estética, que fica com três ares condicionados ligados todo o dia e a conta deles vem R$ 350, já no primeiro andar tem uma clínica do Detran e a conta vem R$ 250, mesmo com o ar ligado o dia todo também. Há um ano, que é o tempo que me mudei e moro nessa casa, sempre tive a conta maior do que R$ 600, mas eu nunca entendi o motivo, já que raramente uso ar condicionado, tenho luzes de led, não sou de ficar recebendo pessoas e usando a energia dessa forma. Mesmo assim, como eu não entendo muito da cobrança, deixava para lá. Até que fui viajar no dia 09 de fevereiro e retornei para casa no dia 05 de março, foi quando vi a conta e a cobrança de R$ 726. A minha casa ficou vazia enquanto eu não estava, eu moro sozinho, ninguém tem minha chave, como veio tão alta se ninguém estava usando? É um absurdo!", disse ele. A conta de luz no valor R$ 726 de Luis tem como mês de referência fevereiro de 2022.
Ele, que mora em uma rua no Centro de São Gonçalo, contou que logo tomou providências para resolver a situação. "Cheguei de viagem, vi a conta e logo liguei para a Enel solicitando uma vistoria. Eles agendaram a visita para o dia seguinte, dia 06 de março, às 16h, eu fiquei em casa das 15h30 até às 18h e ninguém veio. Agora, eles enrolam e falam que é isso mesmo quando ligo. Estou desesperado! Eu tenho 11 protocolos de ligações para a Enel e dois presenciais só desse ano. Quero que eles vistoriem isso aqui para recalcularem o valor da conta. Essa conta já venceu e não foi paga por mim, mas não pretendo pagar até que seja feita a vistoria e isso seja reavaliado", disse ele.
O OSG procurou a Enel Distribuição Rio para pedir um posicionamento sobre o caso e a empresa informou que "está verificando o caso e dará retorno assim que tiver levantado todas as informações."
Em nota atualizada, a Enel Distribuição Rio disse que "está fazendo uma análise criteriosa do faturamento do cliente com aferição no local para analisar se há algum problema no medidor".
Confira também:
Gonçalense vai à Justiça após receber conta de luz de R$ 3 mil
OSG faz por você: Após reportagem, Enel soluciona problema de cliente que recebeu conta de R$ 3 mil