Garis da Comlurb entram de greve na cidade do Rio
O sindicato da categoria responsável pelos garis anunciou durante esta segunda-feira (28)
Garis do Rio de Janeiro começaram nesta segunda-feira (28) uma greve sem tempo limite para acabar. A informação veio através do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio, que é o representante da Comlurb.
Foi garantido pelo órgão, que toda a legislação está sendo mantida e respeitada e que o contingente mínimo continua trabalhando. Vale ressaltar que a coleta de lixo é considerada um serviço essencial.
Aqueles que representam o sindicato se reuniram com os diretores da Comlurb durante esta segunda-feira, porém não conseguiram chegar em um acordo pelas partes.
Uma audiência virtual foi feita durante o dia de hoje (28), pela Câmara dos Dissídios Coletivos da Justiça do Trabalho.
“Nós estamos em greve procurando uma melhora para todos nós, e não podemos deixar furar. Se furar acaba tudo. Então nós vamos partir para a greve e amanhã [terça], às 14h, nós vamos fazer uma nova avaliação em frente à prefeitura. Até lá, o trabalhador que fique em casa, que não saia para não ter conflitos com os colegas", chegou a sugerir o presidente.
Na última semana, a greve geral já tinha sido anunciada pelos garis.
A proposta da categoria são, reajuste de 25% nos salários; reajuste de 25% no tíquete alimentação; conclusão do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS); implantação do Adicional de Insalubridade para os Agentes de Preparo de Alimentos (APAs).