Frio intenso castiga moradores de rua de São Gonçalo
Prefeitura da cidade afirmou que tem um local com 70 vagas onde é oferecido café da manhã, almoço, janta e um local para dormir, com cobertores
O inverno começa oficialmente às 6h14 da próxima terça-feira (21), mas o frio intenso já tem dado as caras na região desde meados de maio, quando as super ondas de frio e de ar polar passaram pelo país. As noites 'congelantes', que podem ser apenas empecilhos para alguns, são um verdadeiro problema para a população de rua, principalmente de São Gonçalo, que não tem onde passar a madrugada, quando o frio é mais intenso.
Há poucas semanas, a cidade registrou temperaturas de 12 ºC a 16 ºC durante a madrugada, com sensação térmica chegando aos 10 ºC. O frio logo move os moradores de rua a recorrerem a instituições e ações sociais para conseguirem cobertores, mantas, roupas de frio e uma comida quente para a noite.
"Eu costumo dormir aqui em Alcântara mesmo, perto das lojas de tecido", diz o morador de rua identificado apenas como Jefferson. "Eu não vou para lugar nenhum passar a noite não, geralmente eu durmo por aqui mesmo, com o frio eu me viro com o que tenho, isso quando não roubam minha coberta, porque até isso já me roubaram. Hoje em dia não respeitam mais nada", completou.
Questionado sobre opções de lugar para ficar, Jefferson mencionou o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado no Mutondo, mas completou dizendo que, por alguns motivos, prefere ficar na rua mesmo, já que o processo é considerado por ele muito burocrático.
"Você vai lá e tem que ter documento disso e daquilo pra comprovar que é você mesmo, que tá vivo, sei lá, se a pessoa bate lá é porque ela tá precisando e ainda tem que fazer isso tudo, aí é chato".
"Eu durmo no baixo Alcântara, ali entre os bancos da Caixa e do Itaú, com aqueles edredons mesmo bem quente, mas a gente recebe ajuda mais do pessoal da carreata. Mas em Niterói tem até hotel, acho uma covardia, aqui isso não existe, não sei o porquê, já tinha que ter pelo menos um para o pessoal passar a noite", disse o morador de rua Vinícius Moura de Oliveira, de 30 anos, que estava no Centro Pop na manhã desta segunda-feira (20) para conseguir o café da manhã que é disponibilizado no local para a população de rua.
Questionada sobre centros de acolhimento para moradores de rua passarem a noite, a Prefeitura de São Gonçalo informou que a "Secretaria de Assistência Social conta com o Centro de Acolhimento Social Gonçalense (Casg), em Vista Alegre, que, atualmente, possui 70 vagas para atender aqueles que tiverem interesse em ir para o local durante as ações de abordagens noturnas. Recentemente, por conta da forte frente fria que atingiu o estado do Rio, 50 pessoas foram acolhidas no Casg, onde foi oferecido café da manhã, almoço e jantar, além de uma área para dormir com cobertores."
Temperatura para os próximos dias
Para os próximos dias, com a chegada do inverno, a previsão é de temperatura amena, com tardes mais quentes e madrugadas frias, características tradicionais do outono e do inverno. As temperaturas máximas devem chegar ao 28 º C de quarta à sexta, mas no sábado uma nova frente fria chega à região trazendo chuva e frio. No domingo, por exemplo, a temperatura não vai passar dos 21 ºC.