Guarda Municipal resgata porco-espinho no Recanto, em Maricá
Animal estava em cima de uma árvore no quintal de uma residência Animal estava em cima de uma árvore no quintal de uma residência Animal estava em cima de uma árvore no quintal de uma residência
Agentes do Grupamento Especial de Defesa Ambiental da Guarda Municipal de Maricá (Gedam) resgataram um porco-espinho nesta quarta-feira (13/07), que estava em cima da árvore no quintal de uma residência no Recanto, em Itaipuaçu.
Ao avistar o animal, o morador entrou em contato imediatamente com a Guarda Municipal por meio do telefone 153 para solicitar o resgate. A equipe do Gedam, composta por três agentes, foi ao local e resgatou o porco-espinho com auxílio de um cambão, instrumento utilizado para imobilizar e capturar animais, e devolveu ao seu habitat natural em uma mata próxima no bairro.
A Guarda Municipal de Maricá resgata, em média, seis animais silvestres por mês, que são devolvidos ao habitat natural. Subcomandante da Guarda Municipal, Carlos Eduardo dos Santos ressalta que a expansão da área urbana gera maior interação com as pessoas.
“O trabalho do Gedam é muito importante porque garante o bem-estar dos animais, retirando-os das áreas urbanas, estando feridos ou quando se encontram em situação de risco. Proteger nossos animais silvestres e o meio ambiente é cuidar do nosso futuro”, afirmou.
Orientação para a população
A Guarda Municipal orienta a população a acionar a patrulha ambiental por meio dos telefones 153 ou (21) 98609- 1516 (Disque-Seop), que funcionam 24 horas, em caso de flagrante de animais silvestres em área urbana da cidade ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat. A recomendação é que a pessoa não tente resgatar, mexer ou afugentar esses animais, para que resgate seja feito de maneira segura para os bichos, agentes e moradores.