Dia do Amigo: Quarteto de amigas gonçalenses comemora 30 anos de amizade
Amigas desde 1992, as quatro permanecem juntas apesar dos percalços da vida adulta

"Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração", "Quero chorar o seu choro, quero sorrir seu sorriso. Valeu por você existir amigo" e "A amizade é tudo" são apenas algumas das inúmeras letras de música sobre amizade que existem e tentam resumir de forma especial o vínculo afetivo que é comemorado neste 20 de julho. Em alguns casos, as amizades são tão duradouras que duram toda uma vida e os amigos realmente viram parte da família, como em casos de amigos que estão juntos desde o jardim de infância ou adolescência.
A jornalista Priscilla Aguiar Litwak, de 32 anos, a dentista Tamires Barboza, 32, a advogada Raiane Terra e administradora Nathália Estable, de 32 e 34 anos, formam o grupo de quatro amigas que completam exatos 30 anos de amizade em novembro de 2022. Ainda na infância, foi dado início ao trio formado por Priscilla, Raiane e Nathália no prédio onde moravam no bairro Nova Cidade, em São Gonçalo. Depois, no jardim de infância, com a entrada de Tamires, o quarteto definitivo se formou e, desde então, todas as quatro se tornaram inseparáveis.
"A gente tem uma relação muito maior do que só amigas, a gente é como irmãs, como se elas fossem da minha família. O aniversário delas, por exemplo, são dias muito importantes, como se fosse de alguém da nossa família, que a gente quer que seja muito especial, eu oro por elas também como se fossem realmente minhas irmãs", iniciou Priscilla.

"Quando a gente era mais nova, a gente se via todos os dias, estudávamos juntas, morávamos no mesmo prédio. A gente também dormia na casa uma da outra, a gente tinha muito amigo em comum. Toda vez que a gente se encontra, a gente lembra muito das histórias de quando a gente era criança, adolescente. A gente viveu todas as fases juntas, porque todas temos praticamente a mesma idade e as nossas famílias também são amigas. a gente faz questão de se ver também, além dos aniversários e eventos comemorativos, a gente sempre tenta marcar algo para ter um momento mais nosso, de conversa e tudo mais. A gente é sempre muito presente uma na vida da outra. Uma é madrinha da outra de casamento e dos filhos.", completou a jornalista.
30 + motivos para comemorar
O quarteto prepara algo para o fim deste ano para celebrar os 30 anos de amizade duradoura e cada vez mais forte. "Esse ano a gente completa 30 anos de amizade e a gente pensa em fazer uma viagem ou algo assim para comemorar ou fazer uma outra coisa, alguma coisa que marque nossa amizade. Hoje em dia a gente não se imagina sem a outra e realmente é uma amizade que a gente sabe que vai ficar. Mesmo que tenha uma distância geográfica, esse laço que a gente construiu não se perde mais.", concluiu.

Nathália Estable destaca que o que mantém a amizade viva por tantos anos é o fato de uma saber respeitar o espaço da outra e saber lidar com opiniões diferentes, críticas e sugestões.
"Nossa amizade é muito especial porque sabemos respeitar o espaço da outra, sempre entendemos a opinião, aceitamos críticas e sugestões para melhorar, somos mais que amigas, só não temos o mesmo sangue, mas temos laços de amor que, se Deus permitir, seremos sempre assim", iniciou a empreendedora. "Aprendi com elas que as verdadeiras amizades continuam a crescer, mesmo a longas distâncias, afastamento. Temos outras amizades, mas a nossa é muito diferente, não temos inveja, ajudamos uma as outras, às vezes apenas com uma palavra , uma oração. O que importa não é o que você tem na vida, mas quem tem na vida, e eu tenho elas. Não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam. E vamos continuar amigas sempre, nosso jargão é 'Amigas de sempre para sempre", completou.
