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Ministério Público ameaça multar Enel por problemas de atendimento aos clientes em Niterói

Ação demanda que empresa adeque serviços de atendimento sob pena de 10 mil reais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de agosto de 2022 - 21:22
Empresa de energia elétrica é acusada de não responder devidamente pedidos dos clientes em Niterói
Empresa de energia elétrica é acusada de não responder devidamente pedidos dos clientes em Niterói -

O Ministério Público do Rio (MPRJ) moveu, nesta terça-feira (02/08), uma ação civil contra a concessionária de energia elétrica Enel, sob pena de multa no valor de 10 mil reais. O objetivo é exigir que a empresa adeque o serviço de atendimento ao cliente no município de Niterói às normas previstas pela Lei.

A ação exige que a companhia retorne a ligação de consumidores caso a chamada seja interrompida e que preste atendimento presencial em até 30 minutos sem a necessidade de agendamento prévio. O fornecimento de protocolos de atendimento em todos os canais de contato e a atenção à pedidos feitos em canais virtuais também são solicitadas pelo MP.

O documento da ação explica que a medida foi tomada com base em inquéritos realizados pelo Ministério para investigar as reclamações de atendimento feitas por clientes niteroienses. "Os atendimentos não agendados, em lojas físicas, se sujeitam a filas longas e demoradas, sem qualquer garantia de atendimento. Consumidores relatam, ainda, que tiveram a luz cortada indevidamente e, mesmo com decisão judicial fixando multa diária, não conseguiram contato com a ré para religar a energia. No canal de atendimento via WhatsApp, há informações que as respostas são enviadas até 2 dias depois e, não havendo retorno imediato do consumidor, o atendimento se encerra, tendo que ser reiniciado", esclarece o texto do documento.

A ACP também solicita o pagamento de uma multa por danos morais coletivos no valor de 500 mil reais, para clientes já lesados pelos problemas de atendimento. Ainda de acordo com o documento, a conduta da concessionária o artigos da Constituição Federal e do Código de Defesa do Consumidor. O pedido foi ajuizado pela Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte de Niterói já foi encaminhado para a 9ª Vara Cível do município. 

A Enel Distribuição Rio, em nota, informou que "desde o dia 1/6, a loja de Niterói está funcionando sem agendamento prévio, ou seja, por ordem de chegada, e que são realizados mais de 530 atendimentos por dia na unidade. No mês de julho, o tempo médio de espera na loja foi de 20 minutos e 31 segundos, abaixo do limite estabelecido atualmente pela agência reguladora do setor, a ANEEL, estipulado em 45 minutos. A Enel acrescenta que este tempo limite determinado pela agência reguladora para todas as distribuidoras do país será reduzido para 30 minutos até o dia 31/12, de acordo com a Resolução Normativa nº 1000. A distribuidora ressalta que está trabalhando para seguir atendendo aos seus clientes com agilidade e transparência, respeitando o tempo de espera estabelecido pela ANEEL.

Com relação aos atendimentos feitos pela Central de Atendimento, a Enel Rio esclarece que desde março não tem filas de clientes, casos pontuais de queda de telefonia ou sistema. A distribuidora acrescenta que, nos últimos meses, a quantidade de ligações recebidas está dentro do programado e, de forma contínua, a empresa pratica ações de qualidade e aumenta o efetivo de atendentes quando necessário. A partir do dia 1/1/2023, também de acordo com a Resolução Normativa nº 1000, a companhia deverá retornar as ligações de consumidores caso as chamadas sejam interrompidas."

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