Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5924 | Euro R$ 6,1992
Search

Marlene Salgado de Oliveira será homenageada com nome de escola em Guaxindiba

Câmara de SG aprovou a mudança de nome que homenageia a professora gonçalense

relogio min de leitura | Escrito por Felipe Galeno | 11 de agosto de 2022 - 12:22
Votação realizada na Câmara dos Vereadores nesta quarta aprovou homenagem a educadora
Votação realizada na Câmara dos Vereadores nesta quarta aprovou homenagem a educadora -

Um dia após o tributo prestado pela OAB de Niterói em seu reconhecimento, a professora Marlene Salgado de Oliveira recebeu mais uma homenagem. A Câmara Municipal de São Gonçalo aprovou nesta quarta-feira (10/08) projeto de Lei que dá a Escola Estadual Municipalizada Guaxindiba o nome da célebre educadora gonçalense, que faleceu, aos 86 anos, em maio deste ano.

De autoria do vereador e Presidente da Câmara Lecinho (MDB), a PL foi votada e aprovada em unanimidade durante a sessão, que aconteceu no fim da tarde. Agora, ela segue para o Poder Executivo, que deve analisar sua sanção nas próximas semanas. Os vereadores Nelsinho (AVANTE), Bruno Porto (CIDADANIA) e Mariangela Valviesse (PSL) também assinam o projeto como co-autores.

Marlene Salgado de Oliveira foi fundadora do Colégio Dom Hélder Câmara e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Foi colunista do jornal O São Gonçalo, na sessão ‘Recado da Professora’. Era reconhecida por seu trabalho no cenário da educação e da cultura na Região Metropolitana do estado. Na Universo, Marlene também trabalhou como reitora e professora.

Vereador e atual presidente da Câmara foi um dos autores do projeto
Vereador e atual presidente da Câmara foi um dos autores do projeto |  Foto: Layla Mussi
 

“A professora foi um ícone de São Gonçalo e deixou um ensinamento muito grande para muitos gonçalenses. É uma pena que a gente possa homenagear uma pessoa tão importante e do quilate dela após a morte, porque ela deveria receber essa homenagem viva”, afirmou Lecinho em conversa com o jornal O São Gonçalo. Ele, que já havia proposto, em maio, uma medalha de Mérito Legislativo com o nome da educadora, destacou que o nome de Marlene “traz uma alegria e uma responsabilidade muito grandes” para a escola em Guaxindiba.

O vereador Bruno Porto, que solicitou a co-autoria durante a votação, também celebrou a o legado da reitora. “A representatividade dessa mulher é muito grande, não só em São Gonçalo mas em todo o Brasil”, declarou. Já Cici Maldonado (PL) salientou que a mudança de nome para Escola Municipal Professora Marlene Salgado de Oliveira não desmerece nenhum outro homenageado, já que a escola leva, atualmente, o nome do bairro, Guaxindiba.

O vereador veterano Jorge Mariola aproveitou a sessão para relembrar que Marlene já representou os nomes de São Gonçalo e de todo o país em um congresso internacional de educação na Espanha. Na ocasião, a educadora acabou não sendo escolhida para integrar o comitê brasileiro presente no evento, mas compareceu mesmo assim, graças a um convite pessoal feito pelo Ministério da Educação espanhol.

Por último, a vereadora Mariangela Valviesse também ressaltou a forma como Marlene representa o papel das mulheres na luta por uma educação gonçalense de qualidade. “Quero parabenizar [o PL] como educadora. O bairro a escola Guaxindiba vão engrandecer e carregar o nome dessa grande mulher, que chegou ao patrimônio que tem hoje com muita luta, muito trabalho e transformando muitas vidas através da educação”, enfatizou a co-autora.

*Estagiário sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas