Enel encontra 'gato' de energia em mercado de São Gonçalo
Em Cabo Frio, empresa encontrou adulteração no medidor de energia em três estabelecimentos de um mesmo dono
A Enel Distribuição Rio encontrou uma ligação irregular de energia em um mercado, em São Gonçalo, nesta quarta-feira (10). Realizada ontem com o apoio de policiais da 73ª DP, a operação constatou que o conjunto de medição do estabelecimento estava desconectado da rede, sendo abastecido irregularmente por uma ligação direta. Após exame pericial, a ligação foi desfeita e o abastecimento de energia do estabelecimento, suspenso. Preso em flagrante, o proprietário foi conduzido à delegacia e liberado após o pagamento de fiança. Ele responderá em liberdade pelo crime de furto de energia.
Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.
Em ação no bairro do Peró, em Cabo Frio, a Enel Distribuição Rio, com o apoio de policiais civis da 126ª DP, encontrou furto de energia elétrica em três depósitos de bebidas. Os estabelecimentos pertencem ao mesmo proprietário, que é reincidente, com registro de irregularidade por ligação direta no mesmo endereço. Ele foi conduzido à delegacia de polícia para prestar esclarecimentos e um inquérito foi instaurado.
Localizados na Avenida dos Pescadores, os depósitos de bebidas estavam com o aparelho de medição de consumo de energia adulterado. Após perícia da Polícia Civil, o aparelho foi substituído e voltou a medir o consumo real dos três estabelecimentos. Além do medidor adulterado, o local também está vinculado a dois números de clientes com dívidas registradas pela Enel. Como tentativa de fuga da dívida, o endereço também registra um pedido de nova ligação, com troca de titularidade.