Colab: São Gonçalo amplia oferta de serviços digitais
Aplicativo Colab aproxima população e Prefeitura

O aplicativo Colab vai fazer um ano no próximo dia 22 de setembro, aniversário da cidade. A ferramenta digital ajuda a população a ter alguns serviços da Prefeitura na palma da mão. Atualmente, 27 serviços de zeladoria estão à disposição e há a previsão da implantação de mais serviços digitais, como o pedido de emissão de documentos. A rede social também realiza consultas públicas para tomadas de decisão do governo e tem uma modalidade para comunicados sobre ações da Prefeitura.
O Colab é interativo e dá a oportunidade do cidadão acompanhar os seus pedidos de serviços. Outras pessoas também podem fazer comentários na postagem e a Prefeitura responde a todos.
“O aplicativo tira o intermediário. O cidadão pode solicitar os serviços sem precisar ir aos órgãos públicos e acompanhar a sua solicitação pelo próprio Colab. Ele também pode participar de consultas públicas e enquetes sobre a cidade, além de se informar sobre ações mais relevantes do governo. É uma verdadeira ferramenta de participação social”, garantiu Júlia Sobreira, subsecretária de Gestão Integrada e Inovação da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe).
Com o tempo, o Colab foi ganhando robustez. Ele começou oferecendo 23 serviços de zeladoria e hoje são 27. “Esses serviços são coisas que o cidadão pode ajudar a zelar pela cidade. Por isso, o nome de zeladoria. Dentro dessas 27 categorias, a gente tem buracos na via, mato alto, lâmpada apagada à noite, lâmpada acesa de dia, publicidade irregular, entre outros. São vários serviços que envolvem vários setores e que a população pode apontar para que o problema seja resolvido”, explicou Karina Nunes, coordenadora do Colab (Semgipe).
Tudo é respondido. E é um dos grandes ganhos do Colab. O aplicativo permite que o poder público saiba quais são os pontos fracos e trabalhe para melhorar focado em evidências. Nestes 11 meses, foram recebidas 9.952 solicitações. Destas, 4.920 foram resolvidas (52,12%), 3.985 solicitações estão em andamento (41,72%) e 584 solicitações foram recusadas (6,16%).
A maior queixa é em relação a lâmpadas apagadas, que gerou mudança no contrato deste serviço e ganhou o programa Ilumina São Gonçalo, que irá substituir todas as lâmpadas da cidade por LED, permitindo também economia aos cofres públicos, tanto em relação à manutenção quanto ao custo da energia.
Neste mês, também foi aberto o primeiro serviço digital com os pedidos de castrações de cães e gatos para o novo Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), no Mutuá.
“Estamos conversando com as secretarias para avaliar o que mais pode ser oferecido de serviço digital no Colab. O objetivo é ampliar todos os serviços. O Colab tem capacidade para atender quantas zeladorias e serviços digitais forem preciso”, apontou Júlia.
Para os gonçalenses que não têm acesso à internet, o Colab também pode ser acessado através das secretarias e ouvidorias.
“A gente tem a parte do aplicativo social, que é onde o cidadão pode fazer a reclamação direto nas secretarias e ouvidorias, que cadastram as reclamações no Colab para o cidadão. A gente sabe que a cidade é carente e nem todos têm acesso a internet ou sabem mexer no aplicativo. Se a gente deixa o uso do Colab restrito ao celular, a gente exclui as pessoas que não têm acesso. Então, o Colab tem essa outra forma do cidadão acessar os serviços. As pessoas já saem com o protocolo e podem monitorar o seu pedido. Antes, as pessoas iam aos lugares, faziam as reclamações, mas não tinham nenhum tipo de retorno, se ia ser realizado ou não. Hoje, elas têm como acompanhar e até reclamar novamente”, contou Júlia.
No aniversário de um ano está previsto o lançamento de uma jornada de conhecimento para informar aos cidadãos que o Novos Rumos (plano estratégico com metas para a melhoria da cidade) está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs - objetivos da Organização das Nações Unidas para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e clima e garantir paz e prosperidade no mundo).
“Será um quiz interativo explicando cada eixo do Novos Rumos (Cidades Segura; Saudável; Bem Cuidada e Organizada; Justa e Inclusiva e Gestão Eficiente e Transparente) e dentro de cada eixo, quais ODS a gente está atendendo”, adiantou Júlia.
O aplicativo está disponível para os sistemas IOS e Android e pode ser baixado através da Apple Store ou Play Store, respectivamente. O uso dele é intuitivo e de fácil entendimento. Atualmente, ele tem 11.780 usuários e 7.076 publicações.
Modalidades do Colab
Zeladoria - local para reclamações e pedidos de 27 serviços
Comunique - comunicados sobre ações da Prefeitura de São Gonçalo
Serviços digitais - local para realizar pedidos de serviços digitais
Consultas públicas - local onde o cidadão pode dar a sua opinião sobre alguma pesquisa
Categorias da zeladoria ativas no Colab
Lâmpada apagada à noite
Lâmpada acesa de dia
Iluminação pública irregular
Equipamento público danificado
Mato alto (via pública)
Lixeira quebrada
Coleta de lixo irregular
Buraco nas vias
Ponto de queimada irregular recorrente
Desmatamento irregular
Aterro sanitário irregular
Ponto recorrente de poluição sonora
Poda de árvore
Retirada de árvore
Área com risco de deslizamento
Infestação de animais perigosos
Foco de mosquito dengue/zika
Estabelecimento com condição sanitária irregular
Placa de sinalização quebrada/inexistente
Semáforo quebrado
Veículo abandonado
Ponto de ônibus danificado
Publicidade irregular na via pública
Imóvel abandonado
Bueiro sem tampa
Desobstrução de águas pluviais
Entulho na calçada/via pública