Após a morte da Rainha Elizabeth II, a Inglaterra tem Charles Philip Arthur George III como um novo rei. O mesmo acontece com outras 15 nações, incluindo Austrália, Canadá e Nova Zelândia.
O novo monarca – o mais velho a assumir o trono - decidiu, a exemplo da mãe, manter o próprio nome e oficialmente passa a se chamar rei Charles III. Ele tem 73 anos e foi alçado ao cargo automaticamente após a morte de Elizabeth.
Com a morte da rainha, o príncipe William herda o título de seu pai de duque da Cornualha. A esposa dele, Kate, também se torna duquesa da Cornualha, título que antes era de Camilla, esposa de Charles e que agora será rainha consorte.
Elizabeth
A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, morreu nesta quinta-feira, aos 96 anos.
Com 70 anos de reinado, foi a pessoa que passou mais tempo como monarca na história. Nos últimos dias, o estado de saúde dela vinha preocupando os médicos e a família. Elizabeth II morreu no palácio de Balmoral, na Escócia, a residência de verão da realeza.
Coroação
Apesar de ter assumido o trono britânico imediatamente após a morte da rainha Elisabeth II, o novo rei, Charles III, levará pelo menos alguns meses para ser coroado. Por tratar-se de um evento de Estado, custeado pelo governo britânico, a coroação envolve convite a líderes estrangeiros, principalmente dos países do Commonwealth, associação de 56 países dos quais quase todos faziam parte do Império Britânico.
Dos países do Commonwealth, 14 mantêm o monarca do Reino Unido como chefe de Estado: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu. Barbados tinha a rainha Elisabeth como chefe de Estado até novembro do ano passado, quando rompeu com a monarquia britânica e tornou-se uma república.
Proclamação
A proclamação de Charles III é mais simples e deverá ocorrer nesta sexta-feira (9), no Palácio Saint James, residência oficial da realeza em Londres.