Universo faz parceria com Escola Municipal Professora Marlene Salgado de Oliveira
Direção da escola e alunos prestaram homenagem póstuma à educadora e ex reitora da universidade
Familiares da saudosa professora Marlene Salgado de Oliveira, autoridades e a comunidade acadêmica da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) participaram de cerimônia, na última terça-feira (13), na Escola Municipal Professora Marlene Salgado de Oliveira, em Guaxindiba, em homenagem póstuma à reitora que passou a dar nome ao colégio. A educadora faleceu em 21 de maio, aos 86 anos, deixando um legado no setor educacional do munícipio e cidades vizinhas.
“Nossa escola está participando de um gesto nobre e enriquecedor graças a atitude do vereador Lecinho, que nos presenteou com a mudança do nome da unidade escolar, homenageando a professora Marlene Salgado de Oliveira. Temos a certeza que a comunidade escolar ganhará muito e será beneficiada, deixo claro que a equipe continuará a fazer o melhor como sempre fez. Muito obrigado aos funcionários, professores, equipe diretiva, vereador Lecinho e a professora e reitora Jaína Ferreira. Essa união dará muitos frutos”, assegurou a diretora da escola, Adinailda Lopes da Silva.
Logo em seguida, convidados e os alunos cantaram o hino da cidade de São Gonçalo, após, familiares como um dos filhos de D. Marlene, Jefferson Salgado de Oliveira e suas netas, se pronunciaram, ressaltando o comprometimento dela não somente com a educação, mas com todas as áreas da vida. “É uma honra muito grande estar aqui. Minha mãe foi uma educadora nata, com uma grande história na educação, e era uma grande mãe, levando a gente no dia a dia, educando. Foi professora do estado, do município. Sinto muito orgulho da minha mãe”, afirmou Jefferson, que também aproveitou a oportunidade para incentivar o estudo aos pequenos alunos da escola.
“Quero agradecer também ao Capitão Nelson, à Câmara de Vereadores e também ao corpo docente da escola. Eu tenho certeza que essa criançada toda que estou vendo hoje aqui lembra muito a minha mãe, me dá muita alegria ver vocês aqui, a força de vocês para estudar, porque é através da educação que vocês vão chegar ao patamar que vocês querem. Então não deixem de estudar, mesmo com toda dificuldade e sacrifício, o estudo é importante. E tenho certeza a universidade vai ajudar bastante vocês no que puder, em infraestrutura, com o corpo docente, o que a gente puder fazer por vocês, nós vamos fazer”, assegurou.
Leia mais:
➢ Câmara de SG recebe familiares em nova homenagem à memória de Marlene Salgado de Oliveira
➢ Marlene Salgado de Oliveira será homenageada com nome de escola em Guaxindiba
“Não tenho palavras para descrever a educadora, a mãe, a avó e a bisavó que ela foi. Ela tentou ser o melhor possível em todas as áreas e conseguiu. Ela realmente deu tudo dela, não só como educadora, mas em tudo na vida ela deu o melhor. Se fosse para defini-la em uma palavra, seria perfeição”, disse Athená de Oliveira, uma das netas da professora Marlene.
A atual reitora dos campus de São Gonçalo, Niterói e Campos dos Goytacazes da Universidade Salgado de Oliveira, Jaína Ferreira firmou mais uma vez com a direção pedagógica da escola o compromisso de garantir assistência aos funcionários, alunos e familiares, trazendo assim um ‘novo olhar’ para o bairro de Guaxindiba.
“A Universo está aqui hoje fazendo um compromisso de gratidão e de compromisso, de parceria. Estão aqui também os nossos gestores que farão com vocês vários projetos para dar um novo olhar para Guaxindiba”, iniciou a reitora, que assegurou que iniciativas de diferentes cursos da Universo, como os de Odontologia, Enfermagem e Nutrição estarão acompanhando a escola para prestar a devida assistência.
A iniciativa foi muito comemorada pela diretora geral da escola, no cargo desde 2013. Adinailda Lopes da Silva acredita que um dos motivos para a escola ter sido selecionada para a homenagem tenha sido o bom trabalho que tem sido feito no bairro. “A escola fica numa área afastada, e algumas pessoas têm até receio de vir aqui, mas a comunidade aceita o nosso trabalho, nós somos destaque aqui no bairro. Me sinto honrada. Primeiramente, Dona Marlene Salgado foi minha diretora, depois minha professora. Saber que a escola passaria a ter o nome dela é uma honra por deixar esse legado aqui”, disse Adinailda.