Planos de saúde serão obrigados a cobrir testes para varíola dos macacos
ANS incluiu testagem diagnóstica para o vírus no Rol de cobertura gratuita dos planos
O teste para varíola dos macacos passará a fazer parte do grupo de procedimentos com cobertura gratuita por parte dos planos de saúde. A ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, anunciou nesta terça-feira (20/09) a inclusão extraordinária do exame no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
A resolução estabelece que pacientes com indicação médica para realização do teste diagnóstico deverão ter cobertura garantida pelo plano. "A inclusão do exame complementar na lista de coberturas obrigatórias foi feita de forma extraordinária, diante do cenário da doença que, atualmente, põe o Brasil entre os seis países com o maior número de casos confirmados em todo o mundo", relatou, em nota, a Agência.
Leia mais:
➢ Ministério investe R$ 3 milhões em pesquisas sobre varíola dos macacos
➢ Vacina contra a varíola dos macacos deve chegar ao Brasil este mês
O exame para diagnosticar a varíola é realizado com base em amostras coletadas das lesões causadas pela doença. O profissional utiliza um cotonete seco esterilizado para coletar que são analisados para avaliar se há ou não a presença do vírus.
O Brasil está entre os seis países com maior incidência de infectados pela doença. Segundo levantamento realizado pelo Centro de Operação de Emergência (COE) do Ministério da Saúde, o país acumulava 5.443 casos e duas mortes pelo vírus até a última terça-feira (13/09).
A inclusão da testagem na lista da ANS foi solicitada no último dia 31 de agosto pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Esta é a 12ª mudança no rol de procedimentos inclusos na cobertura gratuita de planos que a Agência realiza em 2022.