Rio confirma primeiro caso de nova subvariante de Covid-19
Moradora da Zona Norte foi diagnosticada com Ômicron BQ.1
A capital do Estado do Rio de Janeiro registrou seu primeiro caso da nova subvariante da Covid-19, a Ômicron BQ.1. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do município, após confirmação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com a Secretaria, o diagnóstico foi feito em uma moradora da Zona Norte, de 31 anos, que, apesar disso, está bem e não precisou ser internada. Ela já havia sido imunizada com a vacina contra o coronavírus.
O primeiro caso da BQ.1 no país foi identificado no dia 20 de outubro, na Amazônia. Segundo Daniel Soranz, secretário de Saúde do Rio, a nova subvariante pode ser a causa do crescimento no número de testes positivos para Covid no Rio nas últimas semanas. “A nossa recomendação é que as pessoas que não se vacinaram com a dose de reforço, procurem se vacinar”, destacou o secretário.
Fora do Brasil, a Ômicron BQ.1, assim como a subvariante BQ.1.1, já levou a uma nova onda de casos. Estados Unidos e países da Europa, como Alemanha e França, detectaram crescimento nos números de diagnósticos pela variante em setembro, mas já vêem uma diminuição nos casos nos últimos dias.