Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 6,1679 | Euro R$ 6,4757
Search

Combate ao Aedes Aegypti

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de fevereiro de 2016 - 22:14
Agentes da prefeitura recolheram dezenas de pneus e outros detritos num terreno, em Guaxindiba
Agentes da prefeitura recolheram dezenas de pneus e outros detritos num terreno, em Guaxindiba -

Por Marcela Freitas

Acontece hoje em todo o país o “Dia D” de combate ao Aedes Aegypti. Estados e municípios coordenarão a campanha de enfrentamento ao mosquito, transmissor da dengue, chinkungunya e zika vírus.

Em São Gonçalo, o prefeito Neilton Mulim, representantes do Ministério da Saúde, agentes de endemias e de saúde, 3,5 mil militares da Marinha e funcionários de todas as secretarias municipais de São Gonçalo estarão concentrados na Praça Luiz Palmier, no Rodo, a partir das 9h.

Na segunda-feira, as ações irão acontecer em todos os bairros da cidade e, a partir de quarta, nas escolas da rede municipal. A Marinha fará palestras para alunos e professores. Eles serão os multiplicadores das ações em suas comunidades.

Apesar da importância da mobilização é preciso que a população também faça sua parte evitando deixar água parada em recipientes, que possam facilitar a proliferação do mosquito. Segundo secretaria de Infraestrutura e Conservação, diariamente é feita a remoção de verdadeiros “lixões” na cidade. Nas últimas semanas, as câmeras da secretaria de Segurança Pública flagraram despejo irregular de detritos em alguns pontos da cidade. Os agentes identificam os autores e eles foram multados. Na manhã de ontem, OSG flagrou pneus e recipientes plásticos descartados em vias públicas de Santa Luzia. Preocupada com o acúmulo desses materiais - tanto na Rua Célio Penas quanto na Avenida Santa Luzia -, a dona de casa Josilene Gonçalves Muniz, 29, deixou o filho de quatro anos aos cuidados da mãe para preservá-los de um possível contágio de doenças. “Estou preocupada com a saúde das crianças. Tenho dois filhos e o menor que é mais frágil deixei com a avó. O que acontece aqui é um absurdo. As pessoas não pensam no próximo. Se cada um fizesse a sua parte não estaríamos vivendo essa epidemia”, comentou. Na Rua Bispo João da Mata, no Laranjal, a situação é semelhante. Apesar da recente limpeza feita pela prefeitura, algumas pessoas continuam jogando lixo na via. Ontem, era possível ver mais de 50 pneus jogados no local, muitos deles com água parada. “Esse despejo de lixo é quase diário. Além dos pneus, temos aqui entulhos, garrafas e animais mortos. É um verdadeiro descaso com a saúde dos moradores”, afirmou a dona de casa Sílvia Silva, 62 anos.

Limpeza - Para evitar a proliferação do mosquito em Guaxindiba, a prefeitura realizou na manhã de ontem, a limpeza em um terreno na principal via do bairro. Ao todo quatro caminhões fora utilizados para retirar todo o material despejado irregularmente.

Matérias Relacionadas