Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7745 | Euro R$ 6,1262
Search

Falhas na rede elétrica afetam abastecimento de água na Região Metropolitana

Sistemas tiveram operação prejudicada por problemas de fornecimento de energia

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de janeiro de 2023 - 17:20
Atividades no sistema  Imunana-Laranjal precisaram ser paralisadas
Atividades no sistema Imunana-Laranjal precisaram ser paralisadas -

Os dois sistemas de abastecimento de água da Cedae responsáveis por suprir os municípios da Região Metropolitana tiveram seu funcionamento prejudicado nesta segunda-feira (23/01) por conta de oscilações no fornecimento de energia elétrica na região.

Segundo a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), o Sistema Guandu-Lameirão teve sua operação reduzida por conta das falhas, enquanto o Sistema Imunana-Laranjal precisou ser temporariamente paralisado por conta das falhas nas redes da Enel e da Light.

Por volta das 14h, dois motores da Elevatória do Lameirão, que compõe o Sistema Guandu, foram retirados de operação devido a um pico de energia. O funcionamento da unidade voltou ao normal às 15h45.

Já no Imunana-Laranjal - que abastece São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Paquetá e parte de Maricá - a produção de água foi momentaneamente interrompida. A operação foi retomada logo em seguida, e a previsão é que esteja totalmente normalizada até as 20h desta segunda (23/01).

A Cedae afirmou que as concessionárias responsáveis pela distribuição de água nos municípios atendidos pelos Sistemas já foram informadas.

A Enel Distribuição Rio informou, em nota, que não registrou em seu sistema desarmes que pudessem gerar impactos no sistema Imunana-Laranjal, da Cedae. A região de Niterói, São Gonçalo e Magé foi afetada com forte oscilação de tensão na tarde desta segunda-feira (23) pelo desarme de linhas de transmissão de Furnas / Light.

Matérias Relacionadas