Falhas na rede elétrica afetam abastecimento de água na Região Metropolitana
Sistemas tiveram operação prejudicada por problemas de fornecimento de energia
Os dois sistemas de abastecimento de água da Cedae responsáveis por suprir os municípios da Região Metropolitana tiveram seu funcionamento prejudicado nesta segunda-feira (23/01) por conta de oscilações no fornecimento de energia elétrica na região.
Segundo a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), o Sistema Guandu-Lameirão teve sua operação reduzida por conta das falhas, enquanto o Sistema Imunana-Laranjal precisou ser temporariamente paralisado por conta das falhas nas redes da Enel e da Light.
Por volta das 14h, dois motores da Elevatória do Lameirão, que compõe o Sistema Guandu, foram retirados de operação devido a um pico de energia. O funcionamento da unidade voltou ao normal às 15h45.
Já no Imunana-Laranjal - que abastece São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Paquetá e parte de Maricá - a produção de água foi momentaneamente interrompida. A operação foi retomada logo em seguida, e a previsão é que esteja totalmente normalizada até as 20h desta segunda (23/01).
A Cedae afirmou que as concessionárias responsáveis pela distribuição de água nos municípios atendidos pelos Sistemas já foram informadas.
A Enel Distribuição Rio informou, em nota, que não registrou em seu sistema desarmes que pudessem gerar impactos no sistema Imunana-Laranjal, da Cedae. A região de Niterói, São Gonçalo e Magé foi afetada com forte oscilação de tensão na tarde desta segunda-feira (23) pelo desarme de linhas de transmissão de Furnas / Light.