Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6788 | Euro R$ 6,1388
Search

Moradores do Boaçu alegam que cobrança da taxa de esgoto é indevida

Eles afirmam que o serviço passou a ser cobrado pela concessionária responsável mesmo nos locais onde não há a coleta do esgoto; A Águas do Rio respondeu ao caso.

relogio min de leitura | Escrito por Maria Clara Machado | 07 de fevereiro de 2023 - 10:48
Moradores estão tendo a conta d'água dobrada
Moradores estão tendo a conta d'água dobrada -

Moradores da Rua Dona Clara, no Boaçu, em São Gonçalo, passam por uma situação de transtorno com os valores da conta d'água. Eles afirmam que a rua não possui rede de coleta de esgoto, no entanto, desde o mês passado, o valor do serviço passou a ser cobrado, o que dobrou o valor da conta.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores do Boaçu alegam que cobrança da taxa de esgoto é indevida
 

Uma conta d'água de setembro usada pelos moradores para explicar a situação, mostra apenas o valor da água e algumas taxas adicionais. 

No entanto, agora, a cobrança da água vem com a do serviço de esgoto que, sendo o mesmo valor, dobra o preço da fatura.

Mais que o dobro? Moradora se assusta com a alta na conta de água; entenda o caso

Imagem ilustrativa da imagem Moradores do Boaçu alegam que cobrança da taxa de esgoto é indevida
  

Uma das principais ruas do Boaçu, o esgoto da Dona Clara é descartado no valão do Rio Imboassú. Questionada pelos moradores no início do mês de janeiro, a Águas do Rio manteve a cobrança porque, segundo a concessionária, o serviço está presente nesta região.

"É difícil porque nosso esgoto não tem tratamento e acabamos pagando por um serviço inexistente", conta Carlos Aparecido Pereira, de 67 anos, morador do local.

Moradores estão tendo a conta d'água dobrada
Moradores estão tendo a conta d'água dobrada |  Foto: Divulgação
 

Após matéria de OSG, moradores conseguem redução na conta de água

Ao O SÃO GONÇALO, a Águas do Rio encaminhou a mesma resposta, afirmando que a cobrança realmente é devida, já que o serviço está presente na região.

"A Águas do Rio informa que a Rua Dona Clara, no bairro Boaçu, possui rede coletora de esgoto. A concessionária  esclarece que nos locais onde há disponibilidade de rede de distribuição de água e coleta esgoto a cobrança é devida. Os moradores devem fazer as conexões dos imóveis às redes públicas, conforme prevê a Lei Federal 11.445, que dispõe sobre as diretrizes nacionais para o saneamento básico", informou a concessionária.

Além disso, a empresa reforçou que está à disposição dos clientes no telefone 0800 195 0 195, para ligações ou mensagens via WhatsApp. 

Sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas