Enel encontra furtos de energia em Niterói e Iguaba Grande
Bares e pensão, em Niterói, e oficina mecânica, na Região dos Lagos, apresentavam ligações clandestinas com a rede elétrica
A Enel Distribuição Rio encontrou furtos de energia em operações realizadas ontem (6) em Niterói e Iguaba Grande, na Região dos Lagos. Em Niterói, equipes da distribuidora encontram ligações irregulares de energia em bares e em uma pensão, no Centro. Já em Iguaba Grande, na Região dos Lagos, as infrações foram flagradas em uma oficina mecânica e em duas residências.
Em Niterói, o operativo da Enel contou com o apoio de policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e da perícia criminal do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli). Na Rua 15 de Novembro, a ação flagrou uma ligação direta na rede de energia, que abastecia um sobrado. Além de uso residencial, o local abriga uma pensão e um bar. O responsável pelo estabelecimento foi conduzido pelos policiais à delegacia, onde foi lavrado o auto de prisão.
Leia mais
Morador da Estrela do Norte relata estar há mais de 48 horas sem energia elétrica
Deputado comemora suspensão de cobrança da vistoria de gás residencial até março de 2026
Também na Rua 15 de Novembro, as equipes da Enel encontraram fornecimento irregular de energia em outro bar. O estabelecimento, que estava fechado ao público no momento da operação, era abastecido por uma ligação direta clandestina com a rede Enel. Após encontrar diversos equipamentos elétricos em funcionamento, as equipes abriram um registro de ocorrência pelo crime de furto de energia, qualificando o responsável pela unidade consumidora envolvida.
Em Iguaba Grande, a operação aconteceu com o apoio de policiais da 129ª Delegacia de Polícia e da perícia criminal do ICCE, após o registro de denúncia anônima. As equipes flagraram uma ligação direta com a rede Enel em uma oficina mecânica localizada no bairro Cidade Nova. O proprietário do estabelecimento estava no local e foi conduzido pelos policiais à delegacia, onde foi lavrado o auto de prisão. Ainda no bairro Cidade Nova, a operação encontrou irregularidades em duas residências. Os proprietários dos imóveis foram conduzidos pelos policiais à delegacia, onde foram lavrados os autos de prisão.
Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.
Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/ ou pelo aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.