Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7833 | Euro R$ 6,2159
Search

Antes de serem mães, são mulheres: Entenda a sugestão da Angélica para o Dia das Mães

Mães assumem que gostariam de receber outros tipos de presentes

relogio min de leitura | Escrito por Sofia Miranda | 10 de maio de 2023 - 11:58
Perto do Dia das Mães, a demanda cresce pelas próprias mulheres
Perto do Dia das Mães, a demanda cresce pelas próprias mulheres -

Presentes como flores, roupas, sapatos ou os famosos itens de decoração para casa e utensílios de cozinha são os mais procurados quando a intenção é presentear as mães. As intenções às vezes esquecem que antes de ser mãe, elas também são: mulheres.  

E se os presentes dados fossem substituídos por alguns mais inusitados? Foi essa a sugestão da apresentadora Angélica, que acabou se envolvendo numa polêmica por tentar sair da curva, na última segunda-feira (08). A artista estaria fazendo uma ‘publi’ da marca de brinquedos sexuais em que é sócia e sugeriu que os filhos presenteassem suas mães com vibradores, no próximo Dia das Mães. ‘'Quer surpreender a sua mãe? Dê um vibrador de presente'’ a fala, no entanto, viralizou e dividiu opiniões. 

Sugador de clitóris e vibradores são os campeões de vendas entre as mulheres de 30 a 60 anos
Sugador de clitóris e vibradores são os campeões de vendas entre as mulheres de 30 a 60 anos |  Foto: Filipe Aguiar
 

 A cantora Fafá de Belém, por exemplo, saiu em defesa da artista " É um presentaço’’, elogiou. Por outro lado, a atitude da artista foi vista como deselegante por parte dos usuários da rede social. ‘'Noção da Angélica passou longe, para tudo tem limite ", disse uma seguidora da artista.  

O fato é que desmistificar o prazer feminino ainda é um processo resistente, e quando concluído por parte das mulheres, é visto na sociedade quase como um ato revolucionário. O toque sobre o próprio corpo, no mundo feminino, ainda é visto com um certo estigma pela série de preconceitos enraizados na sociedade. A masturbação, por exemplo, não foi vista de forma otimista desde o início, fazendo com que mulheres de diversos tipos, entre cores e idades, resistissem ao ato, que nada mais é do que natural.  

Entre os vibradores, existem diversos tipos para satisfazer aos diferentes gostos e necessidades
Entre os vibradores, existem diversos tipos para satisfazer aos diferentes gostos e necessidades |  Foto: Filipe Aguiar
 

Enquanto no Dia dos Namorados, as lojas de sex shop ficam completamente lotadas como mercado em época de Natal, no Dia das Mães a procura é inferior. ‘’Geralmente são as mulheres que compram para as mães, os homens têm um certo tabu ‘minha mãe não faz sexo’.’’ contou Lívia, atendente do sex shop localizado no Shopping Icaraí, a vendedora trabalha há 14 anos na área sexual e diz que a procura por apetrechos sexuais por parte dos homens é grande, desde seja para namoradas ou parceiras sexuais.  

Segundo a vendedora, as mulheres de 30 a 60 anos são as principais em busca de acessórios, contudo, as mulheres de terceira idade não deixam de compor a lista de clientes. No Dia das Mães, a procura pelos produtos aumentam pelas próprias mulheres. ‘’A procura é bem grande, eu acho que antes de ser mãe a gente é mulher." acrescentou a vendedora.  

Sugadores
Sugadores |  Foto: Filipe Aguiar
 

Por outro lado, algumas mulheres ainda não recebem tão bem a ideia de serem presenteadas por seus filhos ou filhas com brinquedos sexuais, por uma questão de respeito. Essa dificuldade também é herdada da falta de conversa sobre educação sexual com os filhos. ‘’Na verdade, eu acho que é um assunto muito tabu, né? Eu por exemplo, nunca conversei sobre sexo com a minha mãe. E eu pretendo conversar sobre sexo com meu filho, existe um tempo certo pra começar essa conversa, mas ela precisa existir.’’ explicou Karolina Queiroz, estudante de psicologia.  

A estudante, que é mãe de um menino de quatro anos, julgou as críticas direcionadas a Angélica após a polêmica sobre os vibradores. ‘’Eu acho legal até para incentivar as famílias a conversarem sobre sexo. Ela fez três filhos, gente! As pessoas acham o quê? Que ela não faz?’’ brincou.      

Aparelhos mais modernos estão conquistando o mercado
Aparelhos mais modernos estão conquistando o mercado |  Foto: Filipe Aguiar
 

Para a mãe, e professora de arte Eliane Mendes, um vibrador como presente de Dia das Mães seria bem-vindo, desde que o filho tenha uma idade indicada para que a educação sexual seja introduzida.  

‘’Eu gostaria de ganhar, acho que não teria nenhum problema até porque faz parte da saúde de todos nós você ter um momento de prazer com você mesmo, ou com seu marido, namorada, com a pessoa que você se relaciona, enfim. Mas no meu entender, depende um pouco da idade do filho ou da filha. Se fosse um menino ou menina menor de idade, antes de pedir um presente desses eu teria que ter uma conversa longa sobre sexo. Mas a priori, eu acho super normal, faz parte da saúde da mulher." comentou a professora. 

Há formatos e tamanhos para todos os gostos
Há formatos e tamanhos para todos os gostos |  Foto: Filipe Aguiar
 

Mesmo com uma abertura considerável de muitas mães em relação ao pensamento sexual, algumas ainda tem uma certa timidez em demonstrar seus desejos carnais. Para essas, as revendedoras de sex shop que atendem em casa, são uma boa opção. Os brinquedos, que vão desde os tamanhos e cores mais chamativas até os mais discretos, satisfazem o perfil de cada mulher, desde as mais reservadas até as mais expositivas. Além desses, acessórios sexuais mais sutis e peças de vestuário também são oferecidos para as mulheres que tentam recuperar a mulher de antes ou depois da maternidade. 

Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas

Matérias Relacionadas