Músico João Donato morre aos 88 anos no Rio
João era pioneiro da Bossa Nova e ícone da MPB
Morreu, na madrugada desta segunda-feira (17), na cidade do Rio de Janeiro, o músico João Donato, aos 88 anos. A informação foi confirmada pela família do artista. O multi-instrumentista estava internado na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, e foi intubado na semana retrasada.
O pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor enfrentava uma série de problemas de saúde, incluindo uma infecção nos pulmões e pneumonia. Seu velório acontece nesta terça-feira (18), no Theatro Municipal do Rio, em horário ainda não confirmado, e, em seguida, será cremado no Memorial do Carmo.
Leia também:
➣ Morre prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, aos 78 anos
➣ Famosos dão unfollow em Felipe Prior após matéria do Fantástico
João Donato de Oliveira Neto nasceu em Rio Branco, capital do Acre, em 17 de agosto de 1934. O músico tinha 74 anos de carreira e veio de uma família inclinada para o mundo artístico. Em 1945, mudou-se com a família para o Rio, onde começou a tocar em festas do colégio em que era aluno. Quatro anos depois, em 1949, iniciou sua carreira profissional como integrante do grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional.
O artista já trabalhou com grandes nomes da música como Tom Jobim, Dorival Caymmi, Astrud Gilberto, Eumir Deodato, Stan Kenton, Nelson Riddle, Herbie Mann e Wes Montgomery. Como arranjador, participou de discos de músicos como Gal Costa e Gilberto Gil. Entre suas composições mais conhecidas estão "Amazonas", "Lugar Comum", "Simples Carinho", "Até Quem Sabe" e "Nasci Para Bailar".