Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6728 | Euro R$ 6,113
Search

Tubarões na costa americana podem estar viciados em cocaína

Animais estariam consumindo droga despejada no mar da Costa da Flórida

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de julho de 2023 - 14:12
Pesquisa é tema de documentário da emissora americana Discovery Channel
Pesquisa é tema de documentário da emissora americana Discovery Channel -

Milhares de tubarões na Costa sul dos Estados Unidos, próximo a Flórida, podem estar viciados em cocaína. ao menos é o que estimam biólogos e pesquisadores que estudam o caso dos animais que vivem na região. A pesquisa, tema do documentário "Cocaine Sharks", da emissora americana Discovery Channel, está sendo desenvolvida pelo biólogo marinho Tom Hird.

A droga consumida pelos tubarões estaria sendo largada no oceano por traficantes de drogas da região e da América latina. Segundo informações da revista científica "Live Science", só no último mês de junho, por exemplo, a Guarda Costeira dos Estados Unidos teria apreendido cerca de 186 milhões de dólares (aproximadamente 900 milhões de reais) no Oceano Atlântico e no mar caribenho.


Leia também:

Filhotes de tubarão martelo são flagrados em Arraial do Cabo

Casos de dengue aumentam em 300% durante inverno no Rio


A pesquisa de Hird e outros biólogos observou que os tubarões tem apresentado comportamento alterado e que já reconhecem e são atraídos por cargas de drogas quando essas são postas no mar. Ainda não há detalhes sobre como a droga afeta o comportamento de outros peixes, mas, segundo a pesquisa, já é possível reconhecer que espécies diferentes reagem de maneiras distintas ao produto químico.

“A história mais profunda aqui é a maneira como os produtos químicos, fármacos e drogas ilícitas estão entrando em nossas águas e que efeito eles poderiam ter nesses delicados ecossistemas oceânicos”, destaca o pesquisador, que também nota o efeito de outros produtos químicos em ecossistemas da região.

“Outra coisa que podemos encontrar é, na verdade, esse longo fluxo, o gotejamento de produtos farmacêuticos: cafeína, lidocaína, cocaína, anfetaminas, antidepressivos, controle de natalidade – esse longo e lento deslocamento deles das cidades para o oceano está começando a atingir esses animais”, afirmou.

Matérias Relacionadas