Últimos dias de inscrições do edital cultural 'Fomentão 2023' em Niterói
Edital fica aberto até 31 de julho e destina R$ 2,5 milhões para o setor em Niterói
No próximo dia 31, encerram as inscrições para a chamada pública “Fomentão 2023”, edital que destina R$ 2,5 milhões para a produção cultural de Niterói. A iniciativa da prefeitura da cidade junto à secretaria das Culturas é mais uma ação do programa “Cultura é um Direito” e tem como objetivo consolidar o direito à cultura e valorizar a diversidade e a pluralidade das produções artísticas no município. Nesta última semana, novos pontos do plantão tira-dúvidas estarão à disposição da população em toda cidade para facilitar o processo de inscrição.
O “Fomentão” engloba diversas ações para a garantia dos direitos culturais da população. Para a realização da inscrição, os artistas devem ter CNPJ, incluindo o MEI, e as apresentações devem ser realizadas no município, obrigatoriamente. A chamada pública ainda conta com uma pontuação adicional para grupos formados por mulheres, pessoas negras, travestis ou transexuais, pessoas com deficiência ou que sejam realizados nas Zonas de Interesses Especiais.
Leia também:
➢ Aqui tem história: Mercado Municipal de Niterói passado, presente e futuro
➢ São Gonçalo terá mutirão de limpeza no mangue da Praia das Pedrinhas
O edital visa selecionar e apoiar financeiramente projetos de montagem, de realização e de circulação de espetáculos, shows ou exposições, de manutenção de grupos, coletivos ou companhias, de produtos artísticos ou culturais, de residências artísticas e de festivais. Já as propostas incluídas no edital contemplam as mais diversas expressões e linguagens culturais, como shows, concertos, clipes, espetáculos de teatro, dança, circo, obras audiovisuais, produções literárias, leituras dramatizadas, cultura afro-brasileira, cultura afro-indígena, cultura alimentar, feiras culturais, festas e festejos tradicionais, fotografia, games, gastronomia, gestão cultural, grafite, rodas de rima, outras atividades artísticas e culturais.
Nesta última semana, terão pontos de plantão tira-dúvidas em toda cidade, assim como tiveram desde a abertura do edital, em junho. Os encontros têm a intenção de desburocratizar o processo de inscrição e de possibilitar o acesso a toda população aos movimentos culturais que estão sendo realizados no município. Além desses encontros, na quinta-feira, 27, o perfil oficial da secretaria das Culturas de Niterói no Instagram, @smc.niteroi, realizará uma live especial para auxiliar os interessados no edital.
"Buscamos, nesse edital, incentivar artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais dos campos artísticos a estarem no protagonismo cultural da cidade. A secretaria das Culturas quer ampliar e democratizar o acesso do público à produção, facilitando os trâmites e indo de encontro aos interessados em todo o município, como fizemos desde a abertura das inscrições nos plantões tira-dúvidas", disse Júlia Pacheco, secretaria das Culturas de Niterói.
Para ter acesso ao edital completo e realizar a inscrição, basta acessar: culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br.
Plantão tira-dúvidas:
25/07 – terça-feira: Casa Cultura é um Direito – rua Visconde de Morais, 251 – Ingá |
18h30
26/07 – quarta-feira: Casarão Sebastian – rua Dr. March, 182 – Barreto | 19h30
27/07 – quinta-feira: live no perfil oficial da Secretaria das Culturas de Niterói -
@smc.niteroi | 19h