Apagão deixa vários estados sem energia elétrica ao mesmo tempo
Pelo menos 15 estados, de diferentes regiões do Brasil, foram afetados
Uma queda de energia afetou milhares de brasileiros em, pelo menos, 15 estados do país, na manhã desta terça-feira (15). Os apagões, que causaram o desligamento de semáforos, elevadores parados e a interrupção no acesso à internet têm sido relatados desde às 8h20, aconteceram, em sua maioria, na região Nordeste.
Os casos aconteceram simultaneamente em estados por todo o Brasil, e já foram registrados no Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba, além do Distrito Federal.
Leia mais
Aqui tem história: Berços da indústria naval brasileira, conheça os estaleiros de Niterói e SG
Feira de Petrópolis, em Niterói, tem fechamento definitivo
Segundo a Neoenergia, uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. Já a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), informou que o que aconteceu nesta manhã foi uma interrupção de 16 mil megawatts na rede de operação da SIN, no Norte, Nordeste e Sudeste do país, uma vez que operação nestas regiões estão interligadas.
O problema já está sendo resolvido e as causas da queda de energia estão sendo apuradas.
Em nota, a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, informa que na manhã de hoje (15), parte dos clientes da sua área de concessão tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a um corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em diversos estados do país.
A energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada às 8h48 no Rio de Janeiro; em São Paulo às 9h20. No Ceará, estamos restabelecendo gradualmente a energia de acordo com a autorização do ONS.
Esse procedimento de corte de cargas – conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) - acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN) e ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.
Ocorrência no SIN interrompe 16 mil MW em todas as regiões do país
Até às 10h09, já tinham sido recompostos 7 mil MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.
O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 10h09, 7 mil MW já haviam sido recompostos.