Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6788 | Euro R$ 6,1388
Search

Missa em São Gonçalo homenageia líder quilombola executada na Bahia

Celebração será realizada na próxima segunda (28); Parte da família de Bernadete é de São Gonçalo e está organizando homenagens em todo o estado do Rio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de agosto de 2023 - 18:32
Em São Gonçalo, onde parte da família de Maria mora, será realizada uma missa de 7º dia, na próxima segunda-feira (28), às 19h, na Igreja São Pedro de Alcântara
Em São Gonçalo, onde parte da família de Maria mora, será realizada uma missa de 7º dia, na próxima segunda-feira (28), às 19h, na Igreja São Pedro de Alcântara -

A família da líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, Yalorixá e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho (BA), Maria Bernadete Pacífico, que foi assassinada na noite do último dia 17, está organizando um movimento em homenagem a Bernadete no estado do Rio de Janeiro. 

Em São Gonçalo, onde parte da família de Maria mora, será realizada uma missa de 7º dia, na próxima segunda-feira (28), às 19h, na Igreja São Pedro de Alcântara. 

Maria Bernadete Pacífico foi assassinada na noite do último dia 17
Maria Bernadete Pacífico foi assassinada na noite do último dia 17 |  Foto: Divulgação

Segundo Fabio Nascimento Pacífico, sobrinho de Maria e morador de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, a família  está de luto e em luta por justiça.

"A missa será aberta ao público. A intenção é que as pessoas possam ir homenagea-la, pela mulher que ela foi. Estamos de luto e em luta pelo provo preto. Ela morreu lutando pelo seu povo, além de ser uma mulher guerreira, que conseguiu deixar o seu legado. Nós vamos continuar e mostrar que a nossa família aqui do lado do Rio e também em outros estados, está lutando por ela", contou o tatuador Fabio, também conhecido como Mandrak.

O intuito das homenagens, ainda de acordo com o sobrinho de Bernadete, "é que o trabalho dela possa ser reconhecido por outras pessoas, outras mulheres que lutam pelo seu direito". 

Protesto 

Na próxima quinta-feira (24), mesmo dia em que uma missa em homenagem a Bernadete também será realizada na Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, na Bahia, um protesto com o tema "Vidas quilombolas importam: Justiça para Mãe Bernadete e Binho", acontecerá em todo o país. 

O protesto, que é uma ação coletiva de todos os movimentos sociais negros e de Matriz Africana, irá se concentrar na na Cinelândia, no centro do Rio, às 16h. 

"Esse protesto tem uma importância muito grande, porque é inacreditável ver tanta violência contra as mulheres e o nosso povo preto e de axé", declarou o coordenador do Fórum de Matriz Africana leste fluminense, Marco Rosa. 

Relembre o caso:

Morador de SG, sobrinho de líder quilombola executada na Bahia pede justiça

Matérias Relacionadas