Alunos do Sesi-SG são aprovados em Universidade de Portugal
Eduardo Andrade da Conceição, Cristian Valente Monteiro e Lucas Brasil dos Santos, ambos de 18 anos, estão cursando engenharia mecânica na Universidade de Bragança
Três alunos da Escola Firjan SESI São Gonçalo foram aprovados na Universidade de Bragança, em Portugal. Eduardo Andrade da Conceição, Cristian Valente Monteiro e Lucas Brasil dos Santos, ambos de 18 anos, hoje cursam engenharia mecânica.
Os estudantes, que são moradores de São Gonçalo, foram concluintes do Ensino Médio no SESI, que é o Serviço Social da Indústria e faz parte da FIRJAN que é a Federação das Indústrias do estado do Rio de Janeiro.
Leia também
➢ Grupo GR tem vagas abertas no Rio
➢ Maricá recebe Marcha para Jesus neste sábado
"Ver nossos estudantes alçando voos altos nos enche de orgulho e sensação do dever cumprido, principalmente porque o propósito da Firjan é transformar a vida das pessoas, e aí estão nossos três meninos mostrando isso! Eles tiveram uma trajetória linda na Escola Sesi São Gonçalo e onde eles chegaram certamente é fruto da dedicação, disciplina e paixão por aprender e se desenvolver. Eles encontraram aqui na Escola a oportunidade e aproveitaram! Com certeza, eles brilharão muito nessa trajetória. Orgulho para a Escola Firjan Sesi, orgulho para São Gonçalo", declarou a diretora do Sesi, Marcília Picanço.
A Escola, que fica na Rua Dr. Nilo Peçanha, 134, no Centro de São Gonçalo, é gratuita e oferece ensino médio com curso técnico do SENAI para alunos concluintes do 9º ano do ensino fundamental, a partir de 14 anos. O ingresso se dá por meio de processo seletivo, em que realizam uma prova. O curso faz parte do Programa de Gratuidade e anualmente é realizado um edital público.
"O nosso Ensino Médio tem foco na aprovação do Enem, principalmente nos cursos de Engenharia. Com a nota do Enem, nossos três alunos se inscreveram para a vaga na Universidade de Bragança, num programa que aceita o acesso através dessa nota. Aqui na Escola eles foram competidores de Robótica e conquistaram prêmios diversos nessa área, que é um outro trabalho significativo que realizamos com os nossos alunos, e abrange não somente a construção e programação de robôs, mas a pesquisa científica, trabalho de equipe e resolução de problemas", contou Marcília.
"Todo o processo seletivo para se inscrever na faculdade em Portugal começou no início do ano passado, quando tínhamos 17 anos. Porém, nossa aprovação só saiu em junho/julho, quando já tínhamos completado 18. Fomos aprovados no Instituto Politécnico de Viseu e no Instituto Politécnico de Bragança. Hoje nós três estamos morando e estudando em Bragança, no interior de Portugal", disse Eduardo Andrade da Conceição, um dos estudantes aprovados.
Os três alunos estão hoje, no país europeu, também envolvidos em projetos científicos e iniciando um estudo para implementar a robótica de competição, na categoria em que eles foram campeões aqui no Brasil, que é uma competição internacional.
"Eu particularmente só entrei no Sesi por causa da robótica. Um amigo meu tinha me indicado e quando fui me inscrever e conheci eu tive certeza que queria estudar lá. A robótica me abriu muitas oportunidades e mostrou tudo que eu poderia fazer além da escola. O Sesi sempre nos apoiou de uma forma extraordinária. Para ir para Portugal nós três precisávamos de documentos urgentes e eles fizeram de tudo para ajudar. Não teríamos conseguido sem a escola", declarou Eduardo.
O estudante também conta sobre a importância das competições e da experiência adquirida ao longo desses anos, na vivência diária do curso.
"Todas as olimpíadas e torneios de robótica que participamos, contaram muito para a nossa aprovação na Universidade em Portugal. A diretora Marcília e os professores são fantásticos e sempre nos ajudaram. O Sesi foi tão importante que inclusive o meu irmão entrou para a escola, querendo seguir meus passos na robótica. Costumamos dizer que éramos uma pessoa antes do SESI e somos outra depois. É uma escola que você entra e nunca mais se desgruda", concluiu o estudante de engenharia mecânica.
Inscrições
A partir do mês de outubro é publicado um edital público, com todas as informações sobre o processo de inscrição, que é feita pela internet, através do site: https://www.escolafirjansesi.com.br/escolasesi/portal/index.php
O ingresso se dá por meio de processo seletivo, em que os estudantes realizam uma prova.
*Sob supervisão de Cyntia Fonseca