Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 6,0664 | Euro R$ 6,3624
Search

Educadores do MAR fazem ação em escola de São Gonçalo

Museu de Arte do Rio promove atividades ligadas à exposição "Meu Lugar"

relogio 2min de leitura | Escrito por Redação | 06 de setembro de 2023 - 18:49
Crianças fazendo atividades ligadas à exposição "Meu Lugar"
Crianças fazendo atividades ligadas à exposição "Meu Lugar" -

Provando que arte, cultura e educação andam juntas, a Escola do Olhar, da gerência de Educação do Museu de Arte do Rio (Mar), está realizando, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo, atividades pedagógicas, em escolas municipais, relacionadas à mostra “Meu Lugar”, que acontece na praça Chico Mendes. Nesta quarta-feira (6), os educadores do Mar realizaram atividades com alunos do segundo ano da Escola Estadual Municipalizada Bairro Almerinda.

A proposta é de que a exposição ultrapasse o espaço físico onde se encontra, fazendo um “museu sem muros”. Para isso, os educadores levaram para a escola jogos pedagógicos como jogo da memória, o “crônicas em caixa” e propôs que os alunos desenhassem o que para eles seria o “Meu Lugar”. Durante o mês, os alunos também visitarão a mostra.

“Trouxemos no jogo da memória uma personalidade de São Gonçalo, como Buchecha, Orochi, com uma breve biografia, então, nós misturamos essas biografias e pedimos para que os alunos identificassem quem são nas fotos. Os educadores deste projeto são todos de São Gonçalo e fizeram uma pesquisa para trazer atividades que tenham ligação com a cidade. Esta troca entre museu e escola é muito feliz e frutífera”, disse Alice Silveira, coordenadora pedagógica da Escola do Olhar, do Mar.


Baile da dona Helô promove alegria e dança no Alcântara

Teatro em Niterói recebe comédia 'Barbielândia' no feriado


As ações também foram pensadas para estimular nos alunos o orgulho de ser gonçalense. Para a professora, Mônica Rodrigues, esta é uma ótima oportunidade para despertar o interesse dos alunos pela arte e pela história de São Gonçalo.

“Essa integração de levar as crianças ao museu e trazer atividades para a escola traz um conhecimento ainda maior. Este trabalho integrado é muito interessante, porque os alunos curtem, têm acesso a novas informações e aprendem brincando. Está sendo muito bacana”, contou a professora.

Matérias Relacionadas