Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7812 | Euro R$ 6,113
Search

Prefeitura de Niterói zera fila de espera de cirurgias de câncer de mama

Fila de espera da regulação por cirurgia de câncer de colo de útero também foi zerada

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de outubro de 2023 - 13:55
Tratamento e cirurgias foram assumidos pela Prefeitura de Niterói
Tratamento e cirurgias foram assumidos pela Prefeitura de Niterói -

A Prefeitura de Niterói, em conjunto com instituições da sociedade civil, vai realizar uma série de ações durante todo o mês de outubro com o objetivo de chamar a atenção quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. A campanha tem o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, que é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.


Leia também:

Após chuva, carro é engolido por buraco em rua alagada no Sapê, em Niterói

Niterói: veja resultado preliminar da eleição para conselho tutelar 


O lançamento da campanha foi feito neste domingo (1º), no Reserva Cultural, em cerimônia que contou com a presença do prefeito Axel Grael e com a apresentação da Orquestra de Cordas da Grota. Até o fim do mês, estão previstas diversas atividades.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – em parceria com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Niterói de Bicicleta e instituições da sociedade civil – organizou uma extensa programação, com diversas atividades como palestras e rodas de conversas nas unidades de Saúde e em locais públicos do município ao longo do mês de outubro, Caminhada Rosa e o Dia Delas.

Programa Niterói Mulher – Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher, em parceria com a Fundação do Câncer, tem o objetivo de diagnosticar precocemente os casos de câncer e, através das Navegadoras da Saúde, agilizar todo o percurso na rede de saúde para que se inicie o tratamento em menos de 60 dias.

Todo o tratamento com radioterapia, quimioterapia e as cirurgias foram assumidos pela Prefeitura de Niterói. O município realiza as cirurgias de câncer de mama e colo de útero no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. Desde a primeira cirurgia no Dia da Mulher (08 de março) até setembro, foram realizadas mais de 200 cirurgias só de câncer de mama. A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, ressaltou que as ações do município contra o câncer de mama e colo de útero vêm apresentando resultados.

“Com a implantação do Programa Niterói Mulher, o município zerou a fila de espera da regulação por cirurgia de câncer de mama e colo de útero. Foram mais de 300 cirurgias realizadas no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. Hoje, com a ampliação das ações, Niterói garante a promoção à saúde, tratamento e reabilitação das pacientes com câncer, dando o suporte necessário a cada uma delas”, afirmou Anamaria Schneider.

Sobre a mamografia – É um exame simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. Serve para complementar o exame das mamas realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade.

A conselheira municipal de política e direitos da mulher, Fernanda Sixel, convida a população a participar da agenda.

“O Movimento do Outubro Rosa em Niterói reúne várias instituições governamentais e da sociedade civil que atuam durante todo ano, em conjunto, para a conscientização da importância da realização dos exames e do diagnóstico precoce. Instituições como Outubro Rosa Niterói, ADAMA, Instituto Zen, Mover Movimento Viver, Pro Onco, Nosso Dia Pink, Studio Deisi Bigo, Doses de Imunidade Amorosa e Projeto Silvinha se juntam à Prefeitura com um único objetivo: salvar vidas. Niterói hoje é referência no tratamento de câncer de mama e de colo de útero. É fundamental nos apropriarmos das informações, divulgarmos, participarmos da agenda prevista e, principalmente, nos cuidarmos e daqueles que amamos”, explicou Fernanda Sixel.

Serviço:

Programação Outubro Rosa:

4 de outubro

Outubro Rosa – OAB Niterói

Horário: das 17h às 19h

Abertura: Pedro Gomes – presidente da OAB Niterói

Expositores: Theresa Cypreste (mastologista), Luiz Felipe Chichierchio (cirurgião plástico), Deisimar Bigo (micropigmentação), Thathiana Michelsen (psicóloga e psico–oncologista).

Homenageados: Rodrigo Souto (mastologista), Renata Fernandes (delegada de Comissão de Direito Médico e da Saúde), Andra Luiza Silva (vice-presidente da Comissão de Alienação Parental), Viviane Rodrigues (advogada) e Maria Aparecida Alves (professora e artesã)

Abertura do Outubro Rosa na Câmara de Vereadores

Palestra com a Dra Theresa Cypreste

Horário: 14h

7 de outubro

Caminhada Rosa

Horário: 08h30

Local: Praia de Icaraí – concentração na Reitoria da UFF

Coordenação:  Movimento Outubro Rosa

14 de outubro

Pedal Rosa

Horário: 08h

Local: Concentração Caminho Niemeyer – trajeto do Caminho até a Praia de Icaraí (Reitoria)

Parceria: Niterói de Bicicleta, Secretaria Municipal de Saúde, CODIM, Grupo de Trabalho Niterói Mulher, Oncomed, CLIN

21 de outubro

Dia Delas

Horário: 08h às 17h

As Unidades de Saúde estarão abertas para realização de exame citipatológico, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias de rastreamento e oportunístico.

Realização de mamografia pré-agendada no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino e CAZES.

Remada Rosa

Horário: 08h

Local: Quiosque 15 – Charitas

Coordenação: Mover – Movimento Viver

26 de outubro

Atividade de relaxamento

Horário: 14h

Local: Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino

Coordenação: Instituto ZENCâncer

27 de outubro

Programa Niterói Mulher – Aniversário de 2 anos

Horário: 18h

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

28 de outubro

Nosso Dia Pink

Horário: 08:30h às 17:30h

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Coordenação: Dr Rodrigo Souto e Patricia Arraes (nutricionista ProOnco Mulher)

7/11 Festa ” Ser Chique é ser Solidário

Matérias Relacionadas