Mulheres no topo das contratações no Rio
Mais de metade dos trabalhos criados em agosto são ocupados por elas
As mulheres estão em alta no mercado de trabalho do Rio. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência na segunda-feira (2/10) e analisados pelo Observatório do Trabalho da Secretaria de Trabalho e Renda do Município do Rio, dos 9.539 novos postos de trabalho criados na cidade em agosto, 4.871 foram ocupados por mulheres (51%). É bem acima da taxa nacional de 42%.
"Os dados confirmam o que vemos em nosso dia a dia: as mulheres ocupando, cada vez mais, o posto de protagonistas no mercado de trabalho. E elas também são as que mais procuram se capacitar por meio do nosso programa Rio+Cursos" explica o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.
Para o secretário, um dos grandes desafios do país é corrigir distorções salariais de gênero, conforme determina a legislação trabalhista, e ampliar o acesso das mulheres a cargos de gerência e diretoria. Atualmente, as mulheres recebem, em média, salários 30% menores que os homens na mesma função.
Leia também
➢ Minicartão é lançado como nova opção de pagamento no transporte público do RJ
➢ Após chuva, carro é engolido por buraco em rua alagada no Sapê, em Niterói
Segundo o retrato mais recente do mercado de trabalho brasileiro, o Rio foi a segunda capital que mais gerou empregos no mês de agosto, ficando atrás apenas de São Paulo. No estado, foram contratadas 18.992 pessoas, um crescimento de 52,9% em relação ao mês anterior. Nos primeiros oito meses do ano, o município do Rio foi responsável pela criação de 40.734 novos postos de trabalho, sendo 8.697 no setor de hotelaria e alimentação.
"Os números revelam que a economia carioca segue em alta. Por meio do programa Trabalha Rio e de parcerias, inclusive com outros municípios, temos buscado ampliar o número de vagas oferecidas aos nossos trabalhadores. Já estamos organizando, com o Fórum Fluminense de Secretários e Gestores de Trabalho (Fortrab), a realização de uma grande feira de oportunidades, no início do ano que vem, no Riocentro", acrescenta Everton Gomes.