Niterói entra em estágio de atenção por conta das fortes chuvas (vídeo)
Foram registradas, até o momento, 17 quedas de árvores em diferentes bairros da cidade em função dos fortes ventos
A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informa que a cidade entrou em estágio de atenção devido às fortes chuvas. A Defesa Civil orienta para que a população durante, esses períodos de chuvas contínuas, evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos, e siga as orientações do órgão.
O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informa que os maiores acumulados em 15 minutos foram registrados nos bairros Engenho do Mato (12mm), Itaipu (5,8mm), Maravista (4mm), Várzeas das Moças (3,6mm) e Maria Paula (3mm).
Os maiores acumulados de chuva em 1 hora foram registrados no Cavalão (45mm), Maceió (39,8mm), São Francisco (39,6mm), Pé Pequeno (35mm), Travessa Beltrão (32,4mm) e no Morro da Penha (31mm).
Foram registradas, até o momento, 17 quedas de árvores em diferentes bairros da cidade em função dos fortes ventos. Equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos estão nas ruas. Os operadores da NitTrans estão atuando nos principais pontos de alagamento da cidade. A orientação é, aos que puderem, evitem o deslocamento.
A Defesa Civil orienta que, em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
Desde 2013, Niterói já realizou intervenções em encostas em diversos bairros da cidade, com investimentos de mais de R$ 45 milhões em obras que integram o eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450.