Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6788 | Euro R$ 6,1388
Search

Libertadores, show do Red Hot, Enem e implosão de prédios: confira como vai ficar o Rio neste fim de semana

Transportes públicos têm alterações e esquemas especiais para os eventos; confira todos os detalhes!

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de outubro de 2023 - 18:15
Final de semana cheio de eventos no Rio de Janeiro
Final de semana cheio de eventos no Rio de Janeiro -

O fim de semana será cheio na cidade do Rio de Janeiro, principalmente na Zona Norte. O sábado (4) será palco de final da Libertadores, entre Fluminense e Boca Juniors no Maracanã, e também do show da banda Red Hot Chili Peppers, no Estádio Nilton Santos (Engenhão). Já o domingo (5) terá a implosão de quatro prédios da antiga Universidade Gama Filho, além do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa forma, a Prefeitura do Rio anunciou um esquema especial para essas regiões e seus entornos.

Até mesmo quem for deixar a cidade precisa redobrar a atenção, não só pelo aumento no fluxo das estradas por conta do feriado de finados, mas também porque muitos vão deixar a capital, parte em direção ao Rock the Mountain, que terá agora seu primeiro final de semana de programação. O festival será realizado a partir das 11h deste sábado, no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Petrópolis, Região Serrana do Rio.


Leia também

➢ Irmãos de Buchecha detonam viúva de Claudinho: "Invejosa"!

➢ Após 25 dias, brasileiro segue desaparecido em Israel


Em entrevista no Centro de Operações Rio (COR), nesta terça-feira, o prefeito Eduardo Paes explicou como será o esquema montado para a circulação na cidade. Participaram da coletiva o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis; o chefe-executivo do Centro de Operações Rio, Marcus Belchior; assim como os secretários municipais Maína Celidonio (Transportes), Jessick Trairi (Infraestrutura) e Brenno Carnevale (Ordem Pública), e o diretor de operações do MetrôRio, Daniel Habib.

Final da Libertadores

Para o próximo sábado (5), com a final da Libertadores no Maracanã, a recomendação é que o transporte público seja priorizado pelos torcedores. Quem for de metrô — que terá a linha 2 circulando excepcionalmente entre a Pavuna e General Osório —, há uma recomendação da concessionária para direcionar o público:

Torcedores do Fluminense devem usar a linha 1 e desembarcar na estação São Francisco Xavier;

Enquanto aqueles que torcerão pelo Boca Juniors devem utilizar a estação de São Cristóvão, da linha 2;

Outra opção é a estação Maracanã, em que só poderá desembarcar quem tiver ingressos para a partida.

A partir das 6h de sábado, começam os bloqueios nas ruas do entorno do estádio. A grande diferença para um jogo comum é que a Avenida Rei Pelé (antiga Radial Oeste) será interditada também no sentido Méier, com o trânsito desviado para o outro lado da estação, na Rua Visconde de Niterói. A Rua Mariz e Barros deve ser usada por quem vai para a Tijuca. Já para quem vai para o Centro, a opção é seguir pela Rua São Francisco Xavier, até a Rua Haddock Lobo e a Zona Sul. Moradores da região da Tijuca receberam cartões de acesso às ruas do bairro.

"Se a gente pegar o tráfego que utiliza Radial Oeste da forma normal de um sábado e colocar nas rotas alternativas, elas (ruas) não suportam. Então haverá congestionamentos", disse o presidente da CET-Rio, que reforçou que essa é uma "região da cidade que deve ser evitada".

Interdições no entorno do Maracanã, a partir das 6h de sábado:

Rua Professor Eurico Rabelo;

Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;

Rua Isidro de Figueiredo;

Rua Conselheiro Olegário;

Rua Artur Menezes;

Av. Maracanã, em ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé;

Av. Rei Pelé, pista sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua General Canabarro;

Av. Rei Pelé, pista sentido Méier, entre o Viaduto de São Cristóvão e a Rua São Francisco Xavier;

Av. Osvaldo Aranha, pista sentido Méier, entre a Rua Ceará e o Viaduto de São Cristóvão;

Av. Professor Manoel de Abreu, pista sentido Centro, entre a Rua Dona Zulmira e a Av. Rei Pelé;

Av. Professor Manoel de Abreu, pista sentido Grajaú, entre a Av. Rei Pelé e a Rua São Francisco Xavier;

Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã e a Av. Rei Pelé;

Viaduto de São Cristóvão;

Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã.

Os desvios poderão ser feitos pela Rua Visconde de Niterói (para quem vai em direção ao Méier) ou pela Rua Mariz e Barros (para o motorista que segue para a Tijuca). Já no sentido Centro, a rota alternativa é pela Rua São Francisco Xavier.

Cinelândia para o Fluminense; Sambódromo para o Boca Juniors

Para os tricolores que não tiverem ingressos, telões serão montados pelo clube na Cinelândia, no Centro, para acompanharem a partida em clima de estádio. O palco da festa nas Laranjeiras está descartado porque "tem limitações", conforme pontuou o prefeito, a partir de conversas com os dirigentes e com as forças de segurança pública.

Eduardo Paes afirma que não está descartada a possibilidade de abrir as portas do Sambódromo e do Terreirão do Samba para abrigar torcedores argentinos que venham de carro, como ocorreu na final da Copa do Mundo de 2014. Mas isso vai depender da demanda, que será acompanhada pela prefeitura nos próximos dias.

"Vamos observar como as coisas acontecem e, dependendo de como avancem, estaremos preparados para ter no Sambódromo um espaço para os argentinos", detalha Paes sobre um esquema especial para caso de este público na cidade ser maior do que o monitorado na chegada a aeroportos e rodoviária, com vindo para a cidade em carros e ônibus fretados. "Vai depender da análise das autoridades de segurança, das forças policias, dos dados coletados com a Polícia Rodoviária Federal. A gente vai sentindo. Lembro a Copa do Mundo, quando estava cheio de argentinos em Copacabana".

Show do Red Hot Chili Peppers

Para a apresentação, também no sábado, os trens da SuperVia são a principal forma de chegar ao Estádio Nilton Santos, pela estação Olímpica de Engenho de Dentro, atendida pelos ramais Japeri e Santa Cruz. Quem sair da Central do Brasil terá composições diretas até o Engenhão com intervalos de 30 minutos.

Na volta para casa, o metrô vai fechar para embarque à meia-noite, com exceção da estação Central, que ficará aberta até a chegada da última composição da SuperVia. As demais estações só estarão abertas para desembarque durante a madrugada. Já os demais passageiros da SuperVia terão partidas dos ramais Santa Cruz (parador) e Japeri (expresso) a cada 30 minutos.

Já os motoristas devem ficar atentos às mudanças no trânsito, com interdições a partir das 16h de sábado, com exceção da Rua Doutor Padilha (entre as ruas Arquias Cordeiro e das Oficinas), já bloqueada ao trânsito uma hora antes.

Interdições no entorno do Engenhão, a partir das 16h de sábado:

Rua Dr. Padilha entre Rua Piauí e a Rua das Oficinas;

Rua Goiás, entre a Rua Guilhermina e a Rua José dos Reis;

Rua Arquias Cordeiro, entre a Rua José dos Reis e a Rua Dona Teresa;

Rua José dos Reis;

Rua Guineza, entre a Rua Bento Gonçalves e a Rua Goiás;

Rua das Oficinas;

Rua Henrique Scheid;

Rua Sales Guimarães;

Rua Comendador João C. de Almeida;

Rua Gentil de Araújo;

Rua Coronel Cunha Leal;

Rua General Clarindo;

Rua Dona Eugênia.

O trânsito será direcionado para a Avenida Dom Hélder Câmara, via indicada como rota alternativa

Prova do Enem

A secretária municipal de Transportes, Maina Celidonio, informa que a frota de ônibus no domingo será maior do que a de um domingo comum para atender aos candidatos que vão prestar o primeiro dia do Enem 2023. A prova será aplicada das 13h30 às 19h.

Atenção a três linhas de ônibus

Para a interdição para implosão, a observação é que três linhas de ônibus terão o trajeto afetado. E a prefeitura reforça que quem for fazer o Enem nesse dia e utilizá-las fique atento. São elas: 277 (Rocha Miranda—Candelária); 636 (Taquara—Saens Peña); 692 (Alvorada—Méier).

Implosão de prédios da Gama Filho

Imagem mostra como ficará o Parque Piedade
Imagem mostra como ficará o Parque Piedade |  Foto: Divulgação

Em mais uma fase de demolição dos prédios da antiga Universidade Gama Filho, em Piedade, na Zona Norte do Rio, no próximo domingo, serão evacuados cerca de 700 imóveis num raio de 150 metros, a partir do número 553, na Rua Manoel Vitorino, onde funcionava a instituição. O endereço dará lugar o Parque Piedade.

O estacionamento de veículos nas ruas dentro do raio de segurança será proibido a partir das 22h de sábado, dia 4. Caso haja descumprimento, os veículos podem ser rebocados.

Oito pontos de controle serão montados pela Defesa Civil, órgão responsável pela segurança durante a operação, sendo eles:

Rua Manoel Vitorino (na altura dos números 409 e 795);

Rua Xavier dos Pássaros (na altura dos números123 e 250);

Rua Doutor Luiz Masson (na altura dos números 249 e 258);

Rua Goiás (na altura dos números 442 e 554);

Rua Silvana (altura do número 66).

Matérias Relacionadas