Moradores da Parada 40 e da Covanca estão há mais de 80 horas sem luz
Gonçalenses sofrem com falta de energia causada pelo temporal do último sábado
Moradores de alguns bairros de São Gonçalo ainda sofrem com a falta de luz causada pela forte tempestade que caiu na região no último sábado (18). Já são mais de 84 horas, ou seja, três dias e meio, sem fornecimento de energia pela concessionária que atua no município. O SÃO GONÇALO ouviu gonçalenses da Parada 40 e da Covanca para entender como tem sido a rotina desde então.
Segundo Luiz Carlos Lourenço, morador da Travessa Dezessete de Outubro, na Parada 40, ele e os vizinhos estão sem luz desde às 22 horas de sábado (18). Embora uma fase tenha voltado nessa terça-feira (21), a maioria dos eletrodomésticos e a iluminação da casa estão sem receber a energia necessária para funcionar.
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"A luz tem lugares que acende, mas ela está oscilando. Só o freezer que consegui ligar dando um jeito. Por conta do calor, estamos dormindo no terraço ou na varanda, não quarto não tem como. E as contas estão todas pagas", diz.
De acordo com Luiz, o problema teria acontecido por conta de galhos de árvores que estão encostando na rede elétrica. Ele chegou a informar à distribuidora de energia sobre a necessidade da poda, mas o caminhão enviado nesta manhã (22) para o local não era o apropriado para realizar o reparo, e, por isso, a equipe não conseguiu trabalhar.
Já na Travessa Correia, na Covanca, nem uma das fases retornou. Os moradores estão sem luz de forma ininterrupta desde a tempestade. Segundo Ana Maria, que vive no endereço, o problema pode ter sido causado ou por uma árvore que caiu na casa da sua vizinha com o vento ou por um transformador desarmado.
"Na esquina da minha casa tem um asilo. Há diversos idosos acamados que sofrem ainda mais com a ausência de energia elétrica, Até o momento nenhum técnico veio até o local", contou.
O SÃO GONÇALO procurou a Enel para entender o que pode ter motivado a demora no conserto da rede elétrica das duas localidades mencionadas. Em nota, a concessionária comunicou que se solidariza com cada um de seus clientes que ficaram sem energia nos últimos dias e pede desculpas pelos transtornos causados após as fortes chuvas e ventos registrados na noite de sábado (18).
"A empresa informa que mais de 99% de todos os clientes afetados pela tempestade na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado. A empresa segue atuando nos atendimentos finais de sábado (18) e em ocorrências originadas nos dias seguintes à chuva. O evento climático, com chuva, fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia", declarou.
A empresa também relatou que, ao todo, cerca de 900 equipes estão atuando na área de concessão da distribuidora para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes. E como as emergências foram espalhadas em diferentes pontos específicos e a destruição da rede afetou diversos pontos ao mesmo tempo, o restabelecimento do serviço ocorre de forma gradativa, apesar de todo o adicional de técnicos atuando nas ruas.