Moradores da Brasilândia, em São Gonçalo, estão há 42 dias sem água
Falta de água se aproxima dos dois meses
Moradores de 12 casas situadas na Travessa Rita de Cássia, na Brasilândia, em São Gonçalo, têm denunciado a interrupção no abastecimento de água há 42 dias. Segundo os residentes, funcionários da concessionária Águas do Rio justificaram que a falta de água acontece por obras que estão sendo realizadas próximo à região.
Como se não fosse o suficiente para empecilhar a rotina dos moradores, além da falta de água, a concessionária tem cobrado valores que não correspondem ao consumo de água, que pelo menos no último mês, não ocorreu. Segundo a vendedora Alexandra da Matta Leonardo, de 51 anos, a insatisfação com os serviços desempenhados pela concessionária teve início antes da paralisação do abastecimento:
Leia mais:
OSG faz por você: Poste de energia que ameaçava cair é removido em SG
RJ-104: 'piscinão', cratera na pista e buraco em mureta causam transtornos em SG
"Na verdade a gente já vinha tendo alguns problemas desde que a CEDAE saiu e entrou Águas do Rio. Eles estão totalmente perdidos com o cadastros dos clientes, cobranças excessivas, minha conta de 58,00 foi pra 450,00 reais. Isso, alegando taxa excessiva de água e como se eu não tivesse hidrômetro. Eu não paguei esses valores e pedi revisão. Mostrei que tinha hidrômetro, enviei fotos. Cobram taxa de esgoto onde não existe esgoto", relatou.
Nas demais casas, a moradora afirma que os residentes são pessoas idosas, crianças e enfermas que também estão passando pela situação. '’Na vizinhança tem senhoras idosas, tem uma acamada. Eles alegam ter obras na nossa região e por isso precisam fechar as passagens de água.’’, contou.
Para driblar a situação, que já modificou totalmente sua rotina, a moradora conta que tem ido à casa da irmã para conseguir cumprir com a higiene básica: ‘’Eu saio pra trabalhar e a noite passo na casa da minha irmã para tomar banho e compro água mineral para beber. Minha irmã tem lavado minhas roupas e comida, não faço mais. De vez em quando pego uns baldes de água com um vizinho que tem uma cisterna, mas a água dele já está acabando’’, explicou.
Até o momento da publicação, a concessionária Águas do Rio comunicou que vai enviar uma equipe para verificar a demanda.
''A Águas do Rio informa que vai enviar uma equipe técnica ao local para verificar a ocorrência de abastecimento. E em relação à conta, a concessionária já entrou em contato com o cliente da matrícula informada e agendou uma vistoria no local para tratamento da demanda.''
Sob supervisão de Marcela Freitas