Vídeo! Árvore de Natal de São Francisco desaba após suposta ventania
A informação é de que a atração, que seria inaugurada no próximo domingo (10), foi derrubada após fortes ventos, mas moradores contestam
Para quem estava ansioso pela inauguração da tradicional árvore de Natal da Praça do Rádio Amador, em São Francisco, o desabamento da estrutura de 50 metros de altura e mais de 15 mil lâmpadas de LED, na madrugada desta sexta-feira (8), foi como um “banho de água fria”. No que parece ser uma maré de azar para a cidade de Niterói, essa é a segunda estrutura de algum evento ou instalação pública que desaba, em menos de um mês.
De acordo com informações, o desabamento teria acontecido após uma ventania, causada pela chegada de uma frente fria na região. No entanto, em entrevista ao O SÃO GONÇALO, o morador do bairro, João Carlos, de 29 anos, contestou a versão.
Leia mais
Polo Gastronômico de Jurujuba será lançado nesta sexta-feira com Festival do Mar
Após um mês de Vaquinha, família segue lutando para conquistar cadeira postural para a filha
“Ninguém ouviu nada, não teve barulho. Foi do nada. Não teve nem vento, imagina se tivesse? O vento vem do litoral, da direção da praia. Se tivesse, iria cair no meio da pista.”, disse o morador.
João Carlos relembrou também que esta não foi a primeira vez que a árvore caiu. No último ano, uma parte da árvore chegou a tombar, fazendo com que a parte interna dela fosse interditada, mas ainda assim, a atração funcionou normalmente. “ Esse ano deram um prazo de que dia 3 iria ‘tá’ pronta. Aí chegou na data e falaram “ah não”, e mudou pra dia 10. Aí chega hoje e olha só a maravilha que é?”, contou, em tom de indignação.
“Colocaram aí e prepararam a árvore, fizeram um monte de coisa, prometeram um monte de coisa, deram uma data, falaram que dessa vez a data ia ser cumprida. Não cumpriram, e além disso, começaram a fazer às pressas, porque já está mais do que óbvio que isso aí foi um erro de planejamento, né? E agora tá aí.”
“Prejudica o lar de todo mundo, porque agora o calçadão fica interditado, o pessoal que já trabalha aqui não vai conseguir trabalhar por causa disso… A festividade aqui acabou né? O que chama a atenção do pessoal por aqui era a árvore, mas agora, infelizmente, não vai ter.”, finalizou o niteroiense João Carlos, que é morador da região há cerca de 5 anos.
No dia 18 de novembro, o palco onde aconteceria o show da cantora Marisa Monte, em comemoração aos 450 anos de Niterói, na Praia de Icaraí, também desabou. Na ocasião, a queda do palco aconteceu devido a uma forte tempestade.
Segundo o vereador Douglas Gomes, que também estava no local na manhã desta sexta-feira (8), a empresa responsável pela montagem da estrutura da árvore era a mesma responsável pela montagem do palco para o show. Além disso, uma representação está sendo montada por alguns parlamentares para solicitar a investigação de altos valores e descumprimento de contratos, relacionados à montagem da árvore.
“Essa árvore foi montada pela mesma empresa que montou a estrutura do palco, então são dois fatos que aconteceram com a mesma empresa. Já existe uma representação que está sendo preparada por mim e mais alguns parlamentares, por conta do alto valor e por conta do descumprimento do contrato, onde a gente agradece, graças a Deus, o contrato foi descumprido. Por que eu tô falando isso? O contrato era de 46 dias. Caso ele fosse cumprido à risca, ontem ia estar cheio de gente aqui. Então talvez teria até morte. Por isso, graças a Deus teve esse atraso do contrato mas tendo atraso de contrato, devido ao honorário a gente está pedindo o ressarcimento. A gente também quer saber o que de fato aconteceu, porque a explicação de que foi um vento, isso não é resposta. A gente quer saber qual é a explicação técnica. Vai ser montado? Vai ser feito um novo serviço? O que garante que isso não vai acontecer mais uma vez e com as pessoas aqui dentro?”, disse o vereador.
Segundo informações de pessoas ligadas à Prefeitura de Niterói, uma reunião será realizada ainda hoje para decidir se a árvore será remontada, se a inauguração, que estava marcada para o próximo domingo (10) será mantida, se não, se existe um novo prazo para inaugurar a atração.
Em nota enviada ao OSG, a prefeitura informou que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas e que não houve feridos.
“A Prefeitura de Niterói convocou a empresa responsável pela montagem e estrutura da Árvore de Natal para prestar esclarecimentos. As causas do acidente serão apuradas imediatamente.
Equipes da Defesa Civil estão no local e já isolaram a área. Operadores da Nittrans auxiliam no trânsito do entorno.
Não houve feridos.”
Sob supervisão de Marcela Freitas