‘Nevou’ em SG: a moda que ganha cada vez mais adeptos chega junto com o verão
A mania de descolorir o cabelo até que os fios fiquem completamente brancos tem tomado conta da cabeça de homens de diferentes idades e classes sociais
Nascida nas comunidades e nos subúrbios cariocas, a tendência conhecida como "nevou" ultrapassou fronteiras geográficas, sociais e etárias, principalmente depois de ganhar as redes sociais e de ter conquistado artistas e atletas que são referências no mercado.
O fenômeno, que antes começava a ser visto pelas ruas com o início do carnaval, hoje ganha adeptos desde a véspera de Natal, passando por todas as festividades de fim de ano.
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A novidade deste ano é que a descoloração global substituiu o amarelado, em um tom mais para o louro, feito com água oxigenada e amônia, quase sempre em casa, por conta própria. Agora estão sendo usados produtos como pó descolorante, tinta branca e matizador, de resultado melhor e mais duradouro, que demandam ajuda profissional.
O principal público-alvo dessa moda segue sendo masculino e em São Gonçalo a tendência do verão segue atingindo uma grande variedade de clientes. O barbeiro gonçalense Jheysen Lima, de 35 anos, proprietário da 'Barbearia Du Lima' e profissional desse ramo há 10 anos, garante que o processo que leva ao "nevou" tem evoluído cada vez mais, com novas técnicas, produtos e a valorização da importância de um profissional especializado para realizar o trabalho.
"Essa moda de descolorir o cabelo já tem um bom tempo, posso até arriscar que começou um pouco antes de 2015, onde era conhecido como o famoso "loiro pivete". Não era o 'nevou', era um loiro amarelado, gema de ovo, que virava tendência na época de carnaval", contou o barbeiro.
Com a evolução das técnicas e dos produtos, o processo, que demora em média 1h30 a 2h, dependendo da individualidade de cada cabelo, foi ganhando cada vez mais adeptos, com a moda iniciando cada vez mais cedo também.
"Quando começou o loiro pivete, era uma coisa mais restrita as pessoas de comunidade. Com o passar do tempo, que veio a onda do "nevou", isso mudou. Pessoas de classe média alta também vem fazer e isso tem se estendido até mesmo para a barba, o que é uma novidade. A maior parte desse novo público vem no período de fim de ano, diferente do que era antes, onde era mais voltado para o carnaval", afirmou o proprietário Jheysen Lima.
Pela segunda vez entrando para a moda do "nevou", o cliente Jeferson Ferreira da Silva, de 43 anos, chegou na Barbearia Du Lima no fim da tarde para passar por todo o processo de descoloração do cabelo.
"É a moda né, já é a segunda vez que eu faço, mas a primeira aqui na Du Lima. Meus colegas já fizeram também e eu costumo fazer paro o ano ano novo e refaço no carnaval", disse o cliente.
Passo a passo para o "nevou"
O processo tem inicio com o cuidado com o couro cabeludo de cada cliente, sendo passados talco ou óleo, para preparar o couro cabeludo para receber os produtos seguintes.
"Depois disso é importante comprar um bom produto para poder passar no cabelo do cliente. Faz a primeira demão de descoloração, depois retira o produto e faz a segunda parte, novamente a descoloração. Eu gosto de passar uma tinta que puxa mais para o prata, ficando aquele branco prateado mesmo. E no final a gente utiliza o matizador, lavando, passando um bom creme no cabelo, porque da uma boa ressecada. O processo de cuidado é para manter o branco, de três em três dias o cabelo volta a ficar um pouco amarelado, então aconselho passar o matizador, para estar sempre mantendo ele branco", contou o proprietário da Du Lima.
Sobre a Du Lima
Inaugurada no bairro São Miguel, em São Gonçalo, há cerca de 6 meses, a Du Lima Barbearia é a concretização do sonho do barbeiro Jheysen Lima, 35 anos, que é casado e pai de dois filhos.
"Foi a junção da dificuldade de conseguir um emprego com o surgimento de uma oportunidade que me fizeram entrar nesse ramo. Eu já cortava o cabelo de amigos, foi quando da minha mãe e o ex-namorado dela me incentivaram e pagara um curso para mim. Comecei cortando cabelo na garagem da casa da minha mãe, na Brasilândia, fiz o curso e a partir dali fui crescendo na profissão, me especializando", contou o barbeiro.
Criatividade e planos futuros
Neste Natal, Jheysen Lima tem equilibrado o trabalho como barbeiro com a transformação em Papai Noel, como forma de cativar as crianças que vão até a barbearia.
"Nesse Natal, aos sábados, eu tenho me vestido inteiro de Papai Noel, que é um dia que as pessoas tem mais tempo de trazer os seus filhos para cortar o cabelo. Isso chama atenção não só das crianças como de outros clientes também. Tenho clientes autistas que também se sentem acolhidos com esse diferencial de serviço", disse.
"Para o próximo ano estou procurando oferecer ainda mais comodidade para os clientes da Du Lima, estabelecendo uma barbearia por assinatura de uma forma diferente, com um DNA só meu", afirmou o barbeiro.
Sob supervisão de Marcela Freitas