Felino ameaçado de extinção é flagrado em reserva de Maricá
Animal foi visto circulando por refúgio de vida silvestre no Espraiado
Um animal de espécie ameaçada de extinção apareceu em Maricá na semana passada. Um jaguarundi, também conhecido como gato-mourisco- foi visto "passeando" pelo espaço do Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá (Revismar). O felino está na lista vermelha de animais ameaçados da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Divulgada nesta segunda (05), a aparição foi registrada na manhã do último dia 29 de janeiro. Uma das câmeras de monitoramento de fauna flagrou a passagem rara do felino pela região do Espraiado. Confira o registro:
Leia também:
➢ Praia em Saquarema tem filhotes de tartarugas recém-nascidos rumando para o mar
➢ Volta às aulas: professora lança livro infantil e comenta os desafios da 'geração tela'
Segundo a Prefeitura, o avistamento foi realizado com a parceria do projeto Onças Urbanas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com o nome científico Herpailurus yagouaroundi, o jaguarundi nunca tinha sido registrado em Maricá. O secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, celebrou a aparição.
“Esse flagrante representa o alto grau de conservação do refúgio de vida silvestre de Maricá. A gente tem feito um trabalho árduo há mais de dez anos. Nós somos o segundo município no ICMS ecológico em relação à gestão das unidades de conservação municipal. Isso mostra o comprometimento de todos que trabalham em prol do meio ambiente de Maricá”, comemorou.