No 'bote' da serpente, Viradouro é a grande campeã do Carnaval. Porto da Pedra cai
Escola de Niterói levantou terceiro título na elite e nem recurso apresentado por rivais tira conquista. Queda do 'Tigre' para a Série Ouro em 2025 entristeceu sambistas de SG

E no 'bote' da serpente, deu Viradouro mais uma vez. A vermelha e branca do Barreto é a grande campeã do Carnaval 2024! A escola conseguiu o terceiro título da história, após a abertura dos envelopes, até com certa tranquilidade, na apuração realizada na tarde dessa quarta-feira (14), na cidade do Samba. O campeonato veio após o segundo título, em em 2020. Em 2023, ela foi a vice-campeã. A notícia triste para os sambistas de São Gonçalo foi o rebaixamento da Porto da Pedra para a Série Ouro em 2025.
Com o enredo "Arroboboi, Dangbé!", do carnavalesco Tarcisio Zanon, a escola foi a última a passar pela Marquês de Sapucaí, já na madrugada desta terça (13). Seu desfile, sobre o culto ao vodum serpente na África ancestral, foi um dos mais elogiados de todo o Carnaval e deslumbrou os jurados, que acumularam as notas 10 na avaliação da agremiação.

Recurso - Pouco antes do início da apuração, a escola foi alvo de uma denúncia por parte de escolas rivais, que a acusam de ter descumprido as regras no início do desfile. A escola teria entrado com mais de 15 pessoas na Comissão de Frente, segundo a denúncia feita pelas escolas Grande Rio, Mocidade Independente, Beija-Flor e Imperatriz Leopoldinense.
A direção da Liesa informou ter aceito o recurso e que ele será julgado nessa quinta-feira. Mas no entanto, nem que a decisão seja favorável às escolas denunciantes a Viradouro perderá o título, já que a perda de cinco dé cincos décimos, para esse caso, no regulamento interno da entidade, não alteraria o resultado.
Enquanto Niterói comemora, em São Gonçalo o clima não é muito festivo. A escola com a pior pontuação na apuração foi justamente a gonçalense Porto da Pedra, que venceu a Série Ouro no ano passado e voltou a desfilar entre a "elite" carnavalesca do Rio em 2024. Com o resultado, a escola volta para o segundo grupo no Carnaval do ano que vem.
O carnavalesco Tarcízio Zanon, logo após a comclusão da apuração, dedicou o título a toda sua equipe de trabalho e à comunidade de Niterói, e especialmente a seu pai, que está com câncer. "Estávamos confiantes e respeitando as adversárias sabíamos que o título estava próximo, graças ao trabalho que fizemos", afirmou. Logo apó o resultado, a escola de Niterói, com alguns seguimentos, fizeram um mini-desfile pela Cidade do Samba e foram depois para Niterói com a taça do título.
A classificação das primeiras colocadas coincidiu com as projeções feitas antes do desfile por OSG, Mas no entanto, houve surpresa com a colocação de algumas escolas que a imprensa especializada apontava como candidatas a voltar no desfile das campeãs, como a Mocidade Independente de Padre Miguel, que conquistou a décima colocação, a Beija Flor, oitava colocada, e a Mangueira, a sétima.
Além da Viradouro, voltam para o desfile das campeãs, nesse sábado, a Imperatriz, Grande Rio, Salgueiro, Portela e Vila Isabel.
A pontuação final das notas dadas pelos jurados é a seguinte: Viradouro (270), Imperatriz (269,3), Grande Rio (269,2), Salgueiro (269), Portela (268,9), Vila Isabel (268,8), Mangueira (268,8), Beija Flor (268,5), Tuiuti (268,3), Mocidade (267,2), Unidos da Tijuca (265,7) e Porto da Pedra (264,9).
Matérias Relacionadas

Em São Paulo, mulher acerta sozinha as seis dezenas da mega-sena e leva mais de R$ 59 milhões
As dezenas sorteadas foram 13 - 19 - 25 - 29 - 31 - 43

Papa Francisco faz primeira aparição pública após internação
Religioso fez uma aparição surpresa na praça São Pedro

Homem morre atropelado por ônibus no Vila Lage, em São Gonçalo
Vítima foi atingida por coletivo próximo à entrada da comunidade da Coruja, segundo testemunhas
