Professor denuncia vitrine com associação racista em loja de brinquedos de shopping no Rio
Loja colocou duas bonecas brancas ao lado de um macaco e uma boneca negra na vitrine
Um professor denunciou, através das redes sociais, que uma loja de brinquedos no Botafogo Praia Shopping, Zona Sul do Rio, fez uma associação racista ao colocar bonecas brancas ao lado de um macaco e uma boneca negra em um berço na vitrine.
“Passeando pelo @botafogopraiashopping me deparo com esse absurdo. Parear uma criança preta com um macaco é cruel demais! Por meio desse símbolo, a criança negra internaliza sua posição como subalterna e crianças brancas são incentivadas a reproduzir o negro como um animal, um inferior”, disse o professor Moisés Machado no Instagram.
“Em nossa sociedade, o racismo não é velado, é escancarado! Esse mal precisa ser combatido! Exigimos uma atitude quanto a esse crime!”, completou.
Leia mais
Alunos utilizam caixotes para assistir às aulas no Complexo do Alemão
Editora de Niterói abre inscrições para coletânea 'Conta aí, professor'
Após a repercussão do caso, o shopping enviou uma resposta.
“Já acionamos o lojista, responsável pela vitrine, e o brinquedo já foi retirado do berço com os outros bonecos. Vale ressaltar que não temos gerência sobre as vitrines das lojas, mas reforçamos nosso compromisso com o respeito, a pluralidade e a diversidade.”
A loja responsável pela vitrine ainda não se manifestou sobre o caso.
Nas redes sociais, alguns usuários disseram ter visto a mesma composição em outras filiais. Outros criticaram a atitude da loja de brinquedos.
"Na loja do Nova América tb tem! Acabei de ver!", disse uma usuária.
"Gente mas não se há um minuto de paz !!! Pelo amor de Deus onde esse mundo vai parar? Não é possível que a loja, os fabricantes, o shopping, não saibam que r@c¡sm0 é CR¡M& !!!!!", disse outro internauta.
"Racismo recreativo, depois como conseguir que nossas crianças se aceitem...", declarou uma terceira pessoa.