Rio entra em alerta amarelo e sensação pode passar dos 50°C no final de semana
A região sudeste irá sentir reflexos desse sistema, com atuação de uma massa de ar quente que já causa reflexos na cidade do Rio
De acordo com informações do Sistema Alerta Rio, o último final de semana do verão será de muito calor na capital fluminense. O órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio revela que, devido à atuação de uma massa de ar quente que já causa reflexos no município, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) incluiu, nesta sexta-feira (15), o estado no alerta amarelo, quando as temperaturas devem ficar 5°C acima da média por dois a três dias consecutivos.
A meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, explica que a região Sudeste e, consequentemente a cidade do Rio, irá sentir reflexos desse sistema e chama a atenção para as altas temperaturas e sensações térmicas nos próximos dias.
Leia mais
Maricá realiza evento em homenagem ao mês das mulheres e prevenção ao câncer de colo de útero
Bancos fazem mutirão de negociação de dívidas a partir desta sexta
“As temperaturas estarão elevadas, principalmente no domingo e na segunda-feira, onde podem ficar próximas dos 40°C e as sensações térmicas podem passar dos 50°C em alguns pontos da cidade. Por isso é muito importante que a população mantenha-se hidratada e evite exposição ao sol no horário entre 10h e 17h”, disse Raquel Franco.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, às 10h35 desta sexta-feira (15) a sensação térmica na cidade já era de 57,5°C, em Guaratiba. Até segunda-feira (17), o céu estará claro a parcialmente nublado e não há previsão de chuva. As temperaturas permanecerão estáveis e elevadas, com máximas acima dos 37°C.
Segundo o INMET, além do Rio de Janeiro, estados como Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo também serão afetados por esse fenômeno.