Morre Satiê Mizubuti, ex-vereadora de Niterói, aos 87 anos
Prefeitura Municipal decretou luto de três dias
Morreu, na madrugada desta quarta-feira (20), a professora e ex-vereadora de Niterói Satiê Mizubuti, aos 87 anos. A causa da morte não foi confirmada. O velório acontece na tarde desta quarta (20), no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, Niterói.
Em nota, a Prefeitura Municipal decretou três dias de luto oficial pela morte da ex-parlamentar, que também foi Secretária de Educação e diretora da CODIM durante sua trajetória política em Niterói.
Leia também:
➢ Casal é preso por abuso sexual de criança de 5 anos
➢ Família morta a tiros em Niterói é sepultada no Pacheco
Natural de Londrina, no Paraná, Mizubuti vivia em Niterói a décadas e dedicou sua tese de Doutorado em Geografia, pela Universidade de São Paulo (USP), ao estudo da cidade. Em 1988, ela foi eleita vereadora pela cidade. Pouco tempo depois, ela assumiu a Secretaria Municipal de Educação, durante uma das gestões do ex-prefeito Jorge Roberto Silveira.
Em 2003, ela se tornou a primeira mulher a dirigir a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói (Codim). Satiê era professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) e também presidiu a Associação dos Professores Inativos da UFF.
Em nota nas redes sociais, o prefeito Axel Grael (PDT) e o vice-prefeito Paulo Bagueira (União) lamentaram a morte da professora. "Em homenagem a ela, decretei luto de três dias em Niterói. Meus sentimentos aos familiares e amigos", escreveu Axel.