Chuvas - Prefeitura de São Gonçalo decreta ponto facultativo nesta sexta
Município segue orientação do Estado que solicitou a medida para todas as cidades com previsão de chuva forte
Seguindo a orientação do governo do Estado, a Prefeitura de São Gonçalo decretou, na noite desta quinta-feira (21), ponto facultativo nesta sexta (22), por conta da previsão de fortes chuvas que podem atingir o município até domingo.
A medida serve para tirar o máximo de pessoas possíveis das ruas e facilitar o deslocamento de equipes de emergência. Após o Governo decretar ponto facultativo, a cidade de Niterói também anunciou que tomaria a medida. Em Maricá, a Secretaria de Educação cancelou as aulas em toda rede municipal nesta sexta.
Leia mais
➢ Estado do Rio está sob alerta de chuvas intensas e 'grande perigo'
➢ Governo do Rio decreta ponto facultativo nesta sexta por conta da previsão de chuva forte
Antes da decisão, a Prefeitura de SG já havia informado que a cidade estava se preparando para o evento meteorológico. Na tarde desta quinta, o prefeito Capitão Nelson se reuniu com representantes da Defesa Civil e das secretarias de Conservação e Comunicação Social para definir ações prioritárias a serem adotadas.
A prefeitura, em nota, afirmou que possui um "plano de contingência atualizado - amplamente debatido com o secretariado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, agências de fornecimento de água e energia e a sociedade civil - que estabelece as ações de proteção, funcionando como um planejamento onde são definidos os procedimentos, ações e decisões que devem ser tomadas na ocorrência do desastre".
O município salientou ainda que "possui 25 sirenes instaladas em áreas de risco geológico que são acionadas em dias de chuva, quando a precipitação pluviométrica atinge um limite pré estabelecido para o seu acionamento".