Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7833 | Euro R$ 6,2159
Search

Chuvas no RS: mais da metade dos municípios já foram afetados

Estimativa é de 57 mortos; mais de 60 pessoas seguem desaparecidas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de maio de 2024 - 17:54
Previsão é de que temporais continuem neste domingo (05)
Previsão é de que temporais continuem neste domingo (05) -

Mais da metade de todos os municípios do estado Rio Grande do Sul já foram afetados pelos temporais dos últimos dias, que deixaram pelos menos 57 mortos na região. Segundo a Defesa civil estadual, 300 das 497 cidades gaúchas - pouco mais de 60% do estado - foram afetados até a manhã deste sábado (04). Pelo menos, 67 moradores ainda estão desaparecidos.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, desde a última segunda-feira (29), 74 pessoas ficaram feridas por conta de incidentes ligados às fortes chuvas e enchentes, que deixaram, ainda, 32.640 desalojados. 9.581 precisaram procurar abrigos temporários.


Leia também:  

➢ Correios recebem doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

➢ TSE confirma, por unanimidade, a inelegibilidade de Bolsonaro por abuso no 7 de setembro


O acesso a serviços de abastecimento de energia elétrica e água também foi bastante atingido. Estima-se que 350 mil localidades estejam sem luz, enquanto 860,9 mil pessoas estão sem água, de acordo com o Governo do Estado. Todas as escolas da rede estadual tiveram suas aulas suspensas ao longo da última semana.

As chuvas mais intensas no estado começaram na última segunda (29). A previsão é de que, neste domingo (05), a chuva ultrapasse 100 mm ao longo do dia, o que pode acarretar em mais enchentes pelo estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também há previsão de raios e queda de pedras de granizo.

O presidente Lula (PT), que já visitou o Estado nesta semana, informou que retornará para o Rio Grande do Sul neste domingo (05) para acompanhar o suporte do Governo Federal aos danos causados pelos temporais. Uma comitiva de ministros do Governo foi enviado ao Estado para instaurar um gabinete de crise.

Matérias Relacionadas