Grupo Especial do Rio terá 3 dias de desfiles a partir do Carnaval 2025
Domingo, segunda e terça foram os dias definidos pelas agremiações, nesta segunda (06), em plenária da Liesa
Nesta segunda-feira (06), em evento realizado na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA), ficou definido, pelos presidentes e representantes das agremiações, que os desfiles das escolas do Grupo Especial do Carnaval 2025 acontecerão em três dias. Além dos tradicionais domingo e segunda-feira, o público poderá curtir as principais escolas de samba, no Sambódromo, também na terça-feira.
O cronograma de desfiles está previsto para 4 escolas se apresentarem por dia. Em decisão também inédita, as notas dos julgadores passarão a ser fechadas ao final de cada dia. A Unidos de Padre Miguel, campeã da Série Ouro de 2024 abrirá o desfile no domingo, dia 2 de março. A Unidos da Tijuca abre o desfile na segunda-feira, 3 de março. E por fim, a Mocidade abrirá o novo dia do calendário de desfiles, a terça-feira, dia 4 de março. As outras escolas serão divididas em trincas, com a ordem do dia de cada escola sendo definida no sorteio do próximo dia 23/05, na Cidade do Samba: 1) Mangueira, Portela e Beija-Flor, 2) Grande Rio, Viradouro e Salgueiro, 3) Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense.
O novo presidente da LIESA, Gabriel David afirmou que a iniciativa visa trazer mais o público para o Sambódromo: “Dentro dessa iniciativa, queremos viabilizar uma redução no preço das arquibancadas, com o objetivo de tornar os ingressos ainda mais acessíveis. Também vamos proporcionar que mais pessoas estejam no Sambódromo em dias diferentes”.
Leia também:
▶ Bolsonaro volta a ser internado sem previsão de alta
▶ Madonna faz doação milionária ao Rio Grande do Sul, afirma colunista
Os desfiles ganharão também ainda mais atrativos, com novidades que garantam a presença do público na Sapucaí após o encerramento de cada dia, até o amanhecer. Com a alteração do Grupo Especial, os desfiles mirins terão novo dia na semana, que ainda será escolhido em comum acordo com a Aesm-Rio, organização que é responsável pela apresentação das crianças, e com o poder público.
O tradicional Desfile das Campeãs, que conta com as seis primeiras colocadas, segue no sábado seguinte ao fim dos desfiles, marcado em 2025 para 8 de março.