Ator Paulo César Pereio morre aos 83 anos no Rio de Janeiro
Hospital em que ele estava internado confirmou a informação
Paulo César Pereio, de 83 anos, morreu na tarde deste domingo (12). O Hospital Casa São Bernardo, onde o ator estava internado, confirmou a informação. A unidade de saúde ainda declarou que Paulo estava tratando uma doença hepática avançada e foi levado a unidade durante a madrugada, já em estado grave.
Nascido em 19 de outubro de 1940, em Alegrete, no Rio Grande do Sul, Paulo César Pereio tem trabalhos marcantes na TV, teatro e no cinema. Ele atuou em mais de 60 filmes, além de trabalhar com cineastas importantes para o cinema nacional, como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra.
No documentário "Tá rindo de quê?", sobre o humor na ditadura militar, Pereio falou sobre a dificuldade do ator para driblar a censura: "Eu improvisava muito. Eu vou improvisar? Tem que dizer um texto enviado para a censura, carimbado, e tem que ser aquele texto. E qualquer improviso será castigado".
Leia também:
➤ Morre a deputada mato-grossense Amália Barros
➤ Brasileiras levam prata em etapa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica
Famoso por sua voz grave, Pereio fez muitos trabalhos publicitários. Em entrevista ao programa TV Mulher, em 1981, ele declarou: "É um trabalho que eu levo muito a sério e considero tão artístico como qualquer outro. De vez em quando, os publicitários fazem obras de arte em 30 segundos. E acho que a publicidade influencia a linguagem de cinema e televisão".
Após o inicio da pandemia de Covid-19 em 2020, Paulo foi morar no Retiro dos Artistas. Alguns amigos deixaram mensagens homenageando Pereio. O ator Stepan Nercerssian publicou em suas redes sociais: "Adeus Pereio. Te Amo. Sempre". A atriz Zezé Motta também se lembrou do legado deixado pelo amigo: "Perdemos um ícone do nosso cinema. Descansa meu amado Pereio. Quantos trabalhos icônicos e marcantes na TV, teatro e no cinema. Paulo César Pereio era residente no Retiro dos Artistas. Foi muito bem cuidado e amado. Já deixa saudades".